PALESTRA | COMUNICAÇÃO MÓVEL 5G

  • 22.11.22
  • 19h00
  • Senge-PR - Rua Marechal Deodoro, 630 - 22º andar

O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e suas características incluem altas taxas de transmissão de dados e baixo tempo de resposta, oferecendo grande variedade de novas possibilidades a serem exploradas. 

A tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação a distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola, transmissão e qualidade de vídeos, entre tantos outros.

Avanços esperados: Maior velocidade; tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações; quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área; quantidade de dados transmitidos por faixa de espectro eletromagnético; economia e sustentabilidade.

A tecnologia 5G é flexível, adaptando-se de acordo com a aplicação utilizada. As radiofrequências nas faixas de 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz e 26 GHz proporcionam maior volume de recursos de espectro para que as operadoras de telefonia móvel possam expandir suas redes.

PROMOÇÃO | APEE – APOIO | CREA-PR E SENGE-PR.

INFORMAÇÕES

 

INSCRIÇÕES |Faça a inscrição no formulário ao lado. Você receberá um e-mail de confirmação e link para assistir a transmissão. 

PALESTRANTE: Especialista: Engº Joacir José Bonatto

Formado em Engenharia Elétrica e em Telecomunicações pela UFPR e Especialização em Finanças Corporativas pelo ISAE/FGV e MBA pela Business School São Paulo. É Diretor da Proudfoot Brasil, foi Gerente do Departamento de Telefonia Móvel da Telepar e após Superintendente da Telepar Celular. Entre as principais realizações destacam-se os projetos de engenharia para a implantação da telefonia rural em todos os distritos do Paraná, a implantação da Telefonia Celular no Paraná na Banda A e o startup da Telepar Celular, a implantação do celular no Paraná e em Santa Catarina na banda B e o startup da Global Telecom e foi o responsável pelo planejamento, controle financeiro e gerência de projeto de mais de 7.000 obras e por um orçamento anual de mais de USD 1,8 bilhões na Vivo.

MEDIADOR: Engº prof. Bruno Chang

Bruno Sens Chang possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (em co-tutela com o Conservatoire National des Arts et Métiers – Paris, França)(2012). Foi professor visitante no Conservatoire National des Arts et Métiers de janeiro a fevereiro de 2018. Atualmente é professor associado I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Curitiba). Sua pesquisa concentra-se nas áreas de processamento de sinais, cancelamento de interferências e machine learning para comunicações digitais.

EVENTO HÍBRIDO

Virtual: www.youtube.com/user/sindicatoSenge 

Presencial: Senge-PR – Rua Marechal Deodoro, 630 – 22º andar

22 de novembro | 19h00

Garanta sua Vaga