1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo será entregue dia 17

31.MAR.2015

Na sexta-feira, 17 de abril, às 8h30, na área de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, será a entrega do 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo, Região Sul. Serão premiados os autores de reportagens sobre o tema nas modalidades impressa, eletrônica (rádio e TV) e digital divulgadas no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O 1º Lugar receberá R$ 10.000,00 mais uma passagem para um país latino-americano onde a agricultura familiar contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável. O segundo lugar levará R$ 5.000,00 e o terceiro colocado, R$ 3.000,00. Foram inscritos 189 trabalhos dos três estados, dentre os quais selecionados 40 para a análise final pela comissão julgadora, que é composta por jornalistas do Brasil e da América Latina.

A iniciativa tem o patrocínio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR); da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge); da Itaipu Binacional; do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDE); do BRDE; Cresol;  Fetaep; Fetag-RS; Sicredi e Emater.

O alimento que chega à mesa do consumidor vem da agricultura familiar. Em todo o mundo são 500 milhões de propriedades agrícolas familiares que respondem por mais de 90% das explorações agrícolas conhecidas. No Brasil, 77% dos empregos gerados no setor agrícola são atribuídos à agricultura familiar, segundo o relatório “Perspectivas da Agricultura e do Desenvolvimento Rural nas Américas 2014: uma visão para a América Latina e Caribe”, da FAO.

2014 foi o Ano Internacional da Agricultura Familiar,  atividade intimamente ligada ao desenvolvimento rural e que consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola, gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão de obra familiar. Colocar a pequena propriedade rural como prioridade nas políticas públicas é importante para fazê-la avançar para sistemas alimentares mais produtivos e sustentáveis. Facilitar o acesso a terra, água e outros recursos naturais e dar acesso a crédito, assistência técnica, seguro, mercados, compras públicas e tecnologia, são elementos fundamentais para aumentar a produtividade agrícola, erradicar a pobreza e alcançar a segurança alimentar mundial.

Influenciam diretamente no desenvolvimento da agricultura familiar fatores como condições agroecológicas, características territoriais, ambiente político, acesso aos mercados, acesso à terra e aos recursos naturais, acesso à tecnologia, serviços de extensão, financiamento, condições demográficas, econômicas e socioculturais, além da disponibilidade da educação especializada.

A agricultura familiar tem ainda papel fundamental na erradicação da fome e da pobreza, na base da segurança alimentar e nutricional, na gestão dos recursos naturais, na proteção ao meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável.