Agatha Branco representa coletivo de mulheres do SengePR em evento da Fisenge

Crédito: Adriana Medeiros/FisengeMulheres da Fisenge e 10 Anos da Engenheira Eugênia,CREA-RJ,06-07-2023,fotos Adriana Medeiros
11.JUL.2023

Evento da Fisenge destaca a importância das mulheres no campo da engenharia e suas lutas por igualdade e valorização profissional.

Agatha Branco, vice-presidenta do Sindicato de Engenheiros do Paraná, marcou presença no evento histórico que celebrou os 15 anos do Coletivo de Mulheres da Fisenge e os 10 anos de existência da Engenheira Eugênia, representando o Coletivo de Mulheres do Senge. O encontro, realizado para homenagear e destacar o protagonismo das mulheres na engenharia reuniu mulheres representantes de 12 sindicatos de engenheiros do Brasil.

O Coletivo de Mulheres Engenheiras da Fisenge foi criado durante o 8º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), ocorrido em Florianópolis (SC) em 2008. Seus objetivos incluem a promoção de ações de empoderamento feminino, campanhas sobre direitos das mulheres, valorização profissional, combate à violência e opressão, além da luta pela ampliação da presença feminina nos espaços de poder, valorização profissional das engenheiras e reconhecimento nas áreas de pesquisa, ciência e tecnologia, Estado Democrático de Direito, soberania nacional e uma sociedade justa e igualitária.

Para Agatha Branco, a celebração representa um momento de fundamental importância, pois ressalta a trajetória marcante da Engenheira Eugênia, uma mulher que contribuiu significativamente para a representação feminina na engenharia. Ao mesmo tempo, o evento também comemora os 15 anos de um coletivo que constrói ações para estimular a presença de mais mulheres nesse segmento.

A criação das histórias em quadrinhos da Engenheira Eugênia foi aprovada pelo Coletivo de Mulheres da Fisenge em 2 de fevereiro de 2013, em Salvador (BA). A personagem, uma mulher negra, divorciada e mãe de dois filhos, protagonizou mais de 70 histórias que retratam a luta pelos direitos das mulheres e por uma sociedade justa. Desde sua criação, a Engenheira Eugênia tem sido um símbolo de representatividade na engenharia, alcançando diversos públicos em todo o Brasil.

Agatha Branco destacou a importância desses marcos históricos para a representação feminina na engenharia e enfatizou o incentivo à presença de mais mulheres nesse segmento. “A trajetória da Engenheira Eugênia e os 15 anos do Coletivo de Mulheres da Fisenge representam marcos significativos para a representação feminina na engenharia e incentivam a presença de mais mulheres nesse segmento. Devemos continuar criando e participando de espaços como esses”, destacou a vice-presidente do Senge Paraná.

A comemoração dos 15 anos do Coletivo de Mulheres da Fisenge e os 10 anos da Engenheira Eugênia representa, além de um marco na história da engenharia, um impulso para que mais mulheres se interessem e se engajem nessa área, contribuindo para uma maior diversidade e inclusão no campo profissional.