Atividades das regionais é destaque em reunião do Conselho Deliberativo do Senge

24.MAR.2018

Curso de formação sindical em Campo Mourão com participação de várias regionais, debate sobre questões de gênero e participação das mulheres na engenharia, encontro do Senge Jovem em Foz do Iguaçu e Londrina com participação de centenas de estudantes de engenharia, o Senge representado nos debates municipais sobre políticas públicas. Estas e outras ações das regionais do sindicato foram destaque na apresentação dos informes do Senge na primeira parte da reunião do Conselho Deliberativo neste sábado (24).

O encontro em Curitiba reúne representantes de todas as regionais (Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Cascavel e Sudoeste) e integrantes da diretoria estadual do Senge para definir atualização das ações da entidade em âmbito estadual e para definir as estratégias e propostas para o atual exercício.

Na pauta, além dos informes, também foram debatidos pela diretoria com as regionais a saúde financeira do Sindicato frente às mudanças promovias com a “reforma trabalhista”, que entrou em vigência em novembro passado, além de propostas de promoção de capacitação de negociações coletivas e formação político sindical.

Ainda em reunião foram apresentados os cenários de participação do Senge nas negociações salariais. Nos últimos anos, o Sindicato tem ampliado os espaços de debate de direitos em defesa da categoria. Em 2015, a entidade fechou cerca de 40 instrumentos de trabalho. Dois anos depois, esse número saltou para 54, uma ampliação de 35% em assinaturas de acordos e convenções coletivas.

Senge Jovem – em paralelo à reunião do CD, a coordenação estadual e representantes regionais do Senge Jovem também se reuniram neste sábado (24) para deliberar as atividades do Senge junto aos estudantes de engenharia. Completando cinco anos de existência, o Senge Jovem já deixou de ser um “projeto” há tempos, consolidando-se como a ponte entre a entidade e os futuros engenheiros.

jovem

Desde seu lançamento em 2013, o grupo, formado em sua maioria por acadêmico das mais variadas modalidades de engenharia, já foi reconhecido pelas suas ações em vários momentos, e atualmente ganha corpo atingindo um total de 2,7 mil filiados em todo o paraná.