Boletim Profissional | Episódio 10

Negociações na Sanepar, Ações judiciais e lives do Coletivo de Mulheres e do Comitê Diversidade

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣ NEGOCIAÇÕES | Os profissionais de engenharia rejeitaram em peso a segunda proposta da Sanepar para o Acordo Coletivo de Trabalho. O resultado saiu no dia 22 de março após um dia inteiro de votação virtual.

2️⃣JUDICIÁRIO | Uma decisão do STF sobre revisão da Vida Toda impacta em ações do Senge-PR. Após uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal que possibilitou a revisão da aposentadoria da vida toda, o Senge-PR entrou com ações solicitando a revisão do benefício. 

3️⃣   CONVÊNIOS E PARCERIAS | O Senge-PR e a Mútua PR, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-PR, uniram forças para impulsionar projetos sociais e profissionais na área. Na última quinta-feira (21), Leandro Grassmann, presidente do Senge – PR, apresentou uma série de propostas ao atual presidente da Mútua, Francisco Almeida.

4️⃣SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL | O Senge-PR entrou com uma ação contra a BRF, antiga BRF Foods, exigindo o pagamento do Salário Mínimo Profissional para os trabalhadores da engenharia. 

5️⃣ DIVERSIDADE | Na próxima semana (quarta-feira), vamos bater um papo com o engenheiro Sérgio Jonas (@sergio.jonas.ho) empresário que experienciou a contratação de pessoas da comunidade LGBTQIA+.

6️⃣ DIVERSIDADE | Nesta quinta acontece uma live d0 Comitê de Diversidade.  Para este encontro, receberemos Amanda Macedônio, especialista em Diversidade e Inclusão e profissional da AMBEV. O evento será híbrido, com possibilidade de participação via Zoom.

7️⃣ COLETIVO DE MULHERES | O Coletivo de Mulheres do Sindicato de Engenheiros do Paraná promoveu bate-papo com a engenheira e escritora Rafaela Fernandes. 

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

Boletim Profissional Episódio 10

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR

NEGOCIAÇÕES | Os profissionais de engenharia rejeitaram em peso a segunda proposta da Sanepar para o Acordo Coletivo de Trabalho. O resultado saiu no dia 22 de março após um dia inteiro de votação virtual. A recusa se deu, principalmente, por considerar que a empresa discrimina a categoria na proposta relativa às cláusulas financeiras. Além do Senge-PR, os demais sindicatos da base da Sanepar também recusaram a proposta. Agora, as entidades vão encaminhar comunicado à empresa solicitando, principalmente, um acordo que garanta ganho real para todos.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/com-909-de-nao-engenharia-rejeita-em-peso-proposta-da-sanepar/ 

JUDICIÁRIO | Uma decisão do STF sobre revisão da Vida Toda impacta em ações do Senge-PR. Após uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal que possibilitou a revisão da aposentadoria da vida toda, o Senge-PR entrou com ações solicitando a revisão do benefício. Naquela ocasião, em dezembro de 2022, a Corte Suprema, por 6 votos a 5, entendeu ser possível que os aposentados utilizem as contribuições previdenciárias vertidas antes do ano de 1994. Isso implicaria em um maior benefício. No entanto, em análise de outro caso, o STF definiu “que segurado não pode escolher cálculo mais benéfico para benefício da Previdência”. Essa decisão tem impacto direto nos processos que o sindicato deu entrada.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/decisao-do-stf-sobre-revisao-da-vida-toda-impacta-em-acoes-do-senge-pr/ 

CONVÊNIOS E PARCERIAS | O Senge-PR e a Mútua PR, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-PR, uniram forças para impulsionar projetos sociais e profissionais na área. Na última quinta-feira (21), Leandro Grassmann, presidente do Senge – PR, apresentou uma série de propostas ao atual presidente da Mútua, Francisco Almeida, que demonstrou entusiasmo diante das iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor.

CONFIRA DEPOIMENTO DO PRESIDENTE DA MÚTUA: https://www.instagram.com/p/C40vkhNLBZ5/  

SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL | O Senge-PR entrou com uma ação contra a BRF, antiga BRF Foods, exigindo o pagamento do Salário Mínimo Profissional para os trabalhadores da engenharia. A empresa, inclusive, foi denunciada perante o Ministério Público do Trabalho, a respeito de diversas transgressões que teriam sido supostamente praticadas em desfavor de seus empregados. Dentre as transgressões indicadas, estaria a violação ao piso salarial. 

DIVERSIDADE | Na próxima semana (quarta-feira), vamos bater um papo com o engenheiro Sérgio Jonas (@sergio.jonas.ho) empresário que experienciou a contratação de pessoas da comunidade LGBTQIA+ e pôde, a partir dessa experiência enquanto empregador, desconstruir estigmas e reafirmar a importância de uma equipe diversa e plural, além de reconhecer o ganho desse aspecto para o crescimento do seu time. Você, com toda certeza, tem curiosidade sobre esse debate, né? Vamos lá? Será no próximo dia 27, às 19h, via YouTube do SengePR.

DIVERSIDADE | Nesta quinta, 0 Comitê de Diversidade e Inclusão do Sindicato de Engenheiros do Paraná promoverá uma sequência de ações formativas sobre o assunto. Para este primeiro encontro, receberemos Amanda Macedônio, especialista em Diversidade e Inclusão e profissional da AMBEV. O evento será híbrido, com possibilidade de participação via Zoom.

ℹ️ CONFIRA: https://www.instagram.com/p/C4jEYvIx_zx/ 

COLETIVO DE MULHERES | O Coletivo de Mulheres do Sindicato de Engenheiros do Paraná promoveu bate-papo com a engenheira e escritora Rafaela Fernandes. A ação aconteceu dia 20 de março, via Youtube, com sorteio de  exemplares da autora.

ℹ️ VEJA COMO FOI

Voltar a Notícias