Boletim Profissional | Episódio 4

Show Rural, Sanepar, Compagas e Copel movimentam a agenda sindical

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA

1️⃣  O Show Rural deste ano contou com público acima de 391 mil visitantes. A diretoria do Senge-PR e das regionais esteve presente no evento. Seja trabalhando, seja representando a categoria.

2️⃣  SEGURANÇA DO TRABALHO | Nosso diretor Verginio Luiz Stangherlin esteve no Show Rural e contou sobre a engenharia de segurança do trabalho e de sua importância para a prevenção.

3️⃣ NEGOCIAÇÕES | A Sanepar divulgou o balanço relativo ao último trimestre de 2023 e ao acumulado do ano com crescimento acima de 30%.

4️⃣NEGOCIAÇÕES |  Os sindicatos da base da Sanepar devem apresentar no próximo dia 19 de fevereiro a contraproposta com relação ao Acordo Coletivo de Trabalho da empresa para 2024.

5️⃣ GOVERNADOR RATINHO JUNIOR MENTIU sobre a demissão de 14 profissionais da Compagas, sendo cinco engenheiros no último dia 12 de janeiro, logo após o retorno das férias.

6️⃣ AÇÕES SINDICAIS | O presidente do Senge-PR visitou o deputado estadual Arilson Chiorato, em Apucarana. Na pauta, o PDV da Copel.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

O Show Rural deste ano contou com público acima de 391 mil visitantes. Os organizadores contabilizaram R$ 6,1 bilhões em negócios e muitos outros recordes batidos. O evento que movimentou Cascavel teve a presença de mais de 2 mil profissionais ligados à engenharia.

A diretoria do Senge-PR e das regionais esteve presente no evento. Seja trabalhando, seja representando a categoria. Fizemos uma cobertura especial que você pode ver no site do Senge-PR. Lá tem matérias, entrevistas, homenagens e muitos relatos sobre a engenharia e a agronomia.

SEGURANÇA DO TRABALHO

NEGOCIAÇÕES | A Sanepar divulgou o balanço relativo ao último trimestre de 2023 e ao acumulado do ano. O documento encaminhado ao mercado financeiro informa que a empresa de saneamento faturou R$ 1,5 bilhão no ano passado. O valor representa crescimento de 30,6%. Em comparação a 2018, o crescimento é de 68,45%. Se mantiver a margem de dividendos distribuída, a Sanepar pode pagar um pouco mais de R$ 452 milhões aos acionistas.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/lucro-liquido-da-sanepar-aumentou-306-em-2023/

NEGOCIAÇÕES |  Os sindicatos da base da Sanepar devem apresentar no próximo dia 19 de fevereiro a contraproposta com relação ao Acordo Coletivo de Trabalho da empresa para 2024. A minuta apresentada pelos gestores é considerada inaceitável. Ela segrega os funcionários ao limitar o ganho real a apenas 1% da base e dentro de uma faixa de renda, achata salários e não pensa no futuro dos profissionais. A contraproposta prevê a melhoria do cenário econômico do país, o avanço das negociações pelo Brasil e, principalmente, o registro dos lucros da companhia de água e esgoto.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/proposta-da-sanepar-e-inaceitavel-avaliam-sindicatos/

GOVERNADOR RATINHO JUNIOR MENTIU | A demissão de 14 profissionais da Compagas, sendo cinco engenheiros no último dia 12 de janeiro, logo após o retorno das férias é um indício de que o governador Ratinho Junior e a diretoria da empresa mentiram. Diante da possibilidade de privatização da Companhia de Gás, com venda de ações da Copel, os gestores afirmaram que não era necessário abrir um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) como pediam os empregados. Privada, a Compagas mandou embora gente especializada, prestes a se aposentar, e até com 25 anos de casa.

AÇÕES SINDICAIS | O presidente do Senge-PR visitou o deputado estadual Arilson Chiorato, em Apucarana. Na pauta, o PDV da Copel. Nesta semana, o parlamentar esteve no Ministério Público do Trabalho para tratar das demissões homologadas e dos “rejeitados”. Arilson quer que a Copel reserve dinheiro para todos desligamentos. Ele ainda se pronunciou sobre a piora do atendimento da Copel. Os dados da ANEEL foram apresentados pelo Senge-PR.