Boletim Profissional | Episódio 5

Negociações, eventos e plano de saúde

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA

1️⃣  NEGOCIAÇÕES | Os sindicatos da base da Sanepar vão apresentar a contraproposta relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho de 2024.

2️⃣ GIRO DAS REGIONAIS | A Regional de Cascavel está com um novo horário de atendimento neste ano.

3️⃣  COLETIVO DE MULHERES | Aconteceu no último sábado (17/2) a primeira reunião do ano do Coletivo de Mulheres da FISENGE.

4️⃣ JURÍDICO |  O STF decidiu que a demissão de trabalhadores e trabalhadoras em empresas públicas e sociedades de economia mista não pode ser feita sem motivação.

5️⃣ CURSOS E EVENTOS | No próximo dia 9 de março, um sábado, acontece a palestra “A Importância do planejamento, controle de produção  e mão de obra, na construção civil”. O evento é no formato híbrido.

6️⃣ PLANO DE SAÚDE | Você já deve ter ouvido alguém falando assim: “Parece que um caminhão passou por cima de mim”. Essa é uma das frases mais ouvidas nos consultórios de reumatologistas.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

NEGOCIAÇÕES | Os sindicatos da base da Sanepar vão apresentar a contraproposta relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho de 2024.  A data-base da categoria é março e as minutas foram entregues pelas entidades no fim de novembro de 2023. A oferta da Sanepar, no evento, não agradou. A empresa que teve aumento de 30% do lucro líquido no ano passado está limitando o reajuste à reposição da inflação e mais 1% para quem ganha até até R$ 3778. Nesta contraproposta, as entidades sindicais se baseiam nos ganhos reais que foram concedidos no Salário Mínimo Nacional e do Paraná.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/sindicatos-da-sanepar-protocolam-contraproposta-nesta-terca-20/

GIRO DAS REGIONAIS | A Regional de Cascavel está com um novo horário de atendimento neste ano. Agora, os profissionais podem procurar a entidade das 08h00 às 12h00. O atendimento no período da tarde não é mais realizado. Para agendar um atendimento, ligue (45) 3223-5325. O e-mail é cascavel@senge-pr.org.br

COLETIVO DE MULHERES | Aconteceu no último sábado (17/2) a primeira reunião do ano do Coletivo de Mulheres da FISENGE. Foi definido o mote para a campanha do 8 de março de 2024. Trata-se de “Pela vida das mulheres, do povo negro e indígena, por justiça ambiental e pela reestatização das empresas públicas e estatais”. De acordo com Simone Baía, o tema segue a proposta dos movimentos sociais nacionalmente. Dentre as ações planejadas, estão as atividades pelo Dia Nacional da Mulher,  que é celebrado dia 30 de abril. Além de formação para integrantes do Coletivo de Mulheres da Fisenge e filiadas dos sindicatos

Leia mais no Instagram da Fisenge

JURÍDICO |  Por maioria dos votos, o Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira (8), que a demissão de trabalhadores e trabalhadoras em empresas públicas e sociedades de economia mista não pode ser feita sem motivação. O julgamento teve início na quarta-feira (7), com o voto do ministro Alexandre de Moraes a favor da demissão sem motivo formal desses funcionários.

ℹ️ SAIBA MAIS AQUI

CURSOS E EVENTOS | No próximo dia 9 de março, um sábado, acontece a palestra “A Importância do planejamento, controle de produção  e mão de obra, na construção civil”. O evento é no formato híbrido, sendo sediado no Senge-PR, em Curitiba, e transmitido pela página da entidade no Youtube. O palestrante é Ildefonso Xavier de Liz, Projetista industrial e coordenador de planejamento com mais de 30 anos de experiência  no mercado. Em breve, o sindicato divulgará mais informações.

PLANO DE SAÚDE | Você já deve ter ouvido alguém falando assim: “Parece que um caminhão passou por cima de mim”. Essa é uma das frases mais ouvidas nos consultórios de reumatologistas. Os exames não indicam nenhuma fratura ou inflamação, mas simplesmente o corpo dói muito. Essa é a realidade de quem sofre com a fibromialgia: cerca de 3% da população brasileira, a maioria mulheres, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Para saber mais, acesse nosso site e confira as explicações da Unimed Paraná, nossa parceira do Plano de Saúde.