Boletim profissional Senge-PR | 11 dezembro

Dia do Engenheiro/a Copel, medidas judiciais e muita opinião em destaque

🆕 𝗕𝗢𝗟𝗘𝗧𝗜𝗠 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗜𝗦𝗦𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗦𝗘𝗡𝗚𝗘-𝗣𝗥 🆕

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA

1️⃣ DIA DO ENGENHEIRO E ENGENHEIRA | Vamos aproveitar esta data para comemorar e também tomarmos consciência de que o nosso sucesso profissional não depende somente de nosso esforço de formação técnica.

2️⃣ ASSEMBLEIA PRESENCIAL NA COPEL | O Senge-PR realiza assembleia geral extraordinária no próximo dia 12 de dezembro, às 18h30.

3️⃣ AGROECOLOGIA  | A engenheira agrônoma Maria Wanda, diretora do Senge-PR, participou ativamente da 20a Jornada de Agroecologia.

4️⃣ PLANO DE SAÚDE | Você sabia que para cada tipo de deficiência visual existe uma cor de bengala? Elas podem ser verde, branca e vermelha e branca.

5️⃣  SENGE JOVEM | O programa está se preparando para iniciar as ações, e aos poucos, vamos recuperar nosso tamanho, estrutura e força.

6️⃣ JURÍDICO | A atuação do Departamento Jurídico da entidade reverte em benefícios para os filiados. É o caso dos profissionais da Cohab.

7️⃣ COMBATE À HOMOFOBIA | O Comitê de Diversidade e Inclusão vem a público manifestar sua discordância e preocupação diante da argumentação proferida por uma profissional de perícia médica.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! | Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

DIA DO ENGENHEIRO E ENGENHEIRA | Vamos aproveitar esta data para comemorar e também tomarmos consciência de que o nosso sucesso profissional não depende somente de nosso esforço de formação técnica. Essa é a visão do engenheiro civil aposentado e ex-presidente do Senge Paraná, Valter Fanini. Para ele, “não basta sermos bons engenheiras engenheiros se vivermos num ambiente econômico degradado. Para mudar, temos que ter engajamento político, temos que nos associar as visões mundo que percebem que as forma de construções coletivas são mais seguras, que o individualismo exacerbado não pode ser o fundamento da organização de uma sociedade.

𝘊𝘰𝘯𝘧𝘪𝘳𝘢 𝘰 𝘢𝘳𝘵𝘪𝘨𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘭𝘦𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘦𝘹-𝘱𝘳𝘦𝘴𝘪𝘥𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘝𝘢𝘭𝘵𝘦𝘳 𝘍𝘢𝘯𝘪𝘯𝘪 ℹ️ https://x.gd/uH4PU

ASSEMBLEIA PRESENCIAL NA COPEL | O Senge-PR realiza assembleia geral extraordinária no próximo dia 12 de dezembro, às 18h30. O encontro é presencial e ocorre na sede do sindicato, em Curitiba. Ele ocorre imediatamente após os coletivos sindicais participarem de reuniões com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT) a respeito do PDV da Copel e denúncias de assédio e perseguição. A presença, principalmente daqueles que tiveram a adesão cancelada, é fundamental para assinar o termo de adesão.

SAIBA MAIS | https://x.gd/YV24q

AGROECOLOGIA  | A engenheira agrônoma Maria Wanda, diretora do Senge-PR, participou ativamente da 20a Jornada de Agroecologia. Em um artigo super especial, ela comenta que o setor tem crescido em conceito, compreensão e ação. Para Wanda, a agroecologia envolve um modo de produzir-se e de reproduzir-se na relação sociedade e natureza.

CONFIRA A OPINIÃO | https://x.gd/zNBRm

PLANO DE SAÚDE | Você sabia que para cada tipo de deficiência visual existe uma cor de bengala? Elas podem ser verde, branca e vermelha e branca. É o que esclarece a Unimed Paraná, nossa parceira de plano de saúde. Exemplos: A bengala verde é para quem tem Baixa visão, enxergando vultos e formas. Em alguns casos, consegue ler letras grandes. Já a bengala vermelha e branca tem como característica a pessoa que é surda e cega.

CONFIRA MAIS | www.instagram.com/p/C0tdVZvsmdd/?img_index=2

JURÍDICO | A atuação do Departamento Jurídico da entidade reverte em benefícios para os filiados. É o caso dos profissionais da Cohab. Eles vão discutir os encaminhamentos da ação de incorporação da gratificação. A reunião será virtual, via Plataforma Zoom, no dia 11 de dezembro, às 18h00. Em maio de 2022, a empresa havia recorrido ao TST sobre o tema. A decisão foi favorável aos trabalhadores.

CONHEÇA O JURÍDICO |www.senge-pr.org.br/juridico

COMBATE À HOMOFOBIA | O Comitê de Diversidade e Inclusão vem a público manifestar sua discordância e preocupação diante da argumentação proferida por uma profissional de perícia médica que associou a homossexualidade a um possível fator contribuinte para transtornos mentais em um laudo. É imperativo esclarecer que a orientação sexual, no caso a homossexualidade, é uma característica intrínseca à diversidade humana e não pode ser utilizada como causa ou efeito para qualquer diagnóstico de saúde mental.

Saiba mais na página do Instagram: @diversidade_sengepr