Carta de engenheiros a candidatos à presidência defende investimento nos quadros técnicos, compromisso social e reformas política e tributária

30.AGO.2014

A Carta do Rio de Janeiro e um conjunto de propostas para o desenvolvimento nacional são o resultado do 10º Consenge (Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros) que reuniu desde quarta-feira, 27, até este sábado, 30, em Búzios (RJ), perto de 400 pessoas, entre profissionais e estudantes de engenharia e agronomia de 12 estados brasileiros. O documento será encaminhado aos candidatos à Presidência da República como contribuição das engenharias a um Projeto de Nação para o Brasil.

Na maior edição do Consenge já realizada, foram traçadas as metas em defesa da engenharia nacional e orientações para uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautadas na distribuição de renda e justiça social.

No evento, houve a eleição da nova diretoria da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) para o triênio 2014-2017.

Os presidentes da FIsenge Clóvis Nascimento Filho, que assume para o triênio 2014/17, e Bittencourt, que encerra a gestão na federação.
Os presidentes da Fisenge Clóvis Nascimento Filho, que assume para o triênio 2014/17, e Bittencourt, que encerra a gestão na federação. Foto: Christina Bocayuva

“A Carta do Rio de Janeiro contempla todas as propostas discutidas em três dias de trabalho no Consenge. É uma contribuição da engenharia nacional que será entregue aos candidatos a Presidência da República, juntamente com propostas e sugestões detalhadas dos engenheiros para um projeto de desenvolvimento sustentável do nosso país”, afirma o engenheiro agrônomo, Carlos Roberto Bittencourt, que presidiu a Fisenge de 2011 a 2014 e que agora deixa a presidência da Federação.

O presidente eleito da Fisenge, engenheiro Civil, Clóvis Nascimento Filho, diz que o documento coroa o esforço dos engenheiros que empenham esforços em contribuir com o desenvolvimento nacional. “Encaminharemos o documento aos candidatos e também faremos uma divulgação ampla em cada estado da federação para que a população possa conhecer o resultado deste trabalho imenso que represença um grande esforço para contribuir para o desenvolvimento do Brasil”.

Realizado de três em três anos, o Consenge orienta o papel da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) nos temas sociais de interesse nacional.

Clique aqui para ler a íntegra da carta do Rio de Janeiro.