Cascavel recebe o V Simpósio Paranaense de Fruticultura

Evento acontece entre 25 a 27 de outubro

Comunicação
20.OUT.2023

Com objetivo de promover a integração da pesquisa, extensão rural, permitir a troca de experiências entre profissionais formação de uma rede de ATER, desenvolver o PROGRAMA FRUTICULTURA no Estado frente 4 eixos Produção (Pesquisa e extensão); Agroindústria, Turismo e Comercialização e muito mais, acontece o V Simpósio Paranaense de Fruticultura, em Cascavel, nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

O evento reúne estudantes, extensionistas, profissionais, pesquisadores, produtores e assistência técnica com foco em aumentar a sustentabilidade da Fruticultura,  a área e a produção de frutas para mesa e para processamento, melhorar a competitividade do agronegócio na redução de custos de produção, maior sustentabilidade e superar gargalos comerciais e de produção e ampliar a assistência técnica e integração com Parceiros Secretarias Municipais de Agricultura e Cooperativas, em projetos conjunto para desenvolver a fruticultura no Estado.

Para o Coordenador Estadual do IDR-PR e diretor-geral do Senge-PR na Regional de Maringá, Eduardo Augustinho dos Santos, o evento traz para o Paraná o melhor da fruticultura com temas atuais e com profissionais de referência e experiências consolidadas no mercado. 

“O V Simpósio Paranaense de Fruticultura aborda diversos temas. Um deles, por exemplo, trata do melhoramento genético feito na Citricultura e na viticultura, como o desenvolvimento da fruticultura como política pública e através da agroindustrialização e potencial das espécies para gerar renda para agricultores familiares paranaense. Também é assunto a experiência de sucessão familiares, seja na fruticultura empresarial ou familiar, e o que é vital para desenvolvimento do negócio”, comenta o engenheiro agrônomo. 

Durante o simpósio, uma das história de sucesso que estará sendo apresentada conta da organização em três municípios paranaenses onde se criam a Feira de Produtor e como o agricultor familiar forma seus filhos nas universidade com a labuta de seu trabalho chegando a constituir a agroindústria dentro dos setores mais competitivos e desafiadora que é a citricultura. O Simpósio traz ainda práticas modernas de sustentabilidade como a utilização de bioinsumos e o desenvolvimento da fruticultura orgânica do Estado.

Voltar a Notícias