Casos confirmados de Covid na Copel quase dobraram em dois meses de 2022

Empresa registrou 102 novos casos de Covid na última semana e apenas 1 internamento

Vacinação de longa escala inibiu gravidade dos casos. Foto: UEPG/AEN
16.FEV.2022

Anote este número: 1181. É a quantidade de registros positivos de Covid-19 na Copel durante 20 meses de pandemia. O primeiro caso foi confirmado em 1 de abril de 2020. Período em que a empresa adotou medidas rigorosas de distanciamento social e de trabalho remoto. Agora anote este outro número: 2139. Ele representa a quantidade total de casos confirmados na empresa. Desses, 958 novos casos foram confirmados em janeiro e fevereiro de 2022. Quase metade de todo o período e ao mesmo tempo que ocorreu o retorno ao trabalho presencial.

O “Boletim Semanal Ações Copel COVID-19 14/02” registrou esse marco temporal. Em dezembro de 2021, a empresa lançou seu plano para efetivar o trabalho remoto e para que ocorresse o retorno presencial, mesmo com protestos das entidades sindicais. Foi lançado o Plano de retorno, realizado um Workshop de saúde mental para gerentes e empregados, feita a Notificação dos empregados que não tomaram a vacina, divulgados a Circular 071/2021(Medidas de proteção ao coronavírus para o retorno presencial) e a Circular 072/2021(Orientação complementar sobre as Medidas de proteção ao coronavírus para o retorno presencial).

Virou o ano e os casos explodiram. Se em dezembro de 2021 foram registrados cinco casos apenas, na primeira semana de 2022 saltou para 64 novos registros. Diante da pressão dos sindicatos e de denúncia ao Ministério do Trabalho, a Copel adota medidas como Divulgação da cartilha de prevenção ao coronavírus, APP para reserva de horário.

no restaurante do km3, Intensificação da sanitização e da divulgação da obrigatoriedade do uso de máscaras com cartazes, Canal de denúncias: Caça ao Risco Covid-19, Portal de prevenção ao coronavírus e Novo protocolos de prazos de quarentena e isolamento.

A curva de contaminação está caindo, assim como no Paraná. A hipótese é que após o pico, menos pessoas estão propensas à contaminação. Outro dado é que neste período de 2022 não foram registrados óbitos. Reflexo da vacinação dos copelianos. 93,4% dos 6225 funcionários completaram o ciclo de vacinação.

Percepção registrada pela Fiocruz na “Nota Técnica Leitos de UTI para Covid-19”, de 15 de fevereiro. “Os avanços na campanha de vacinação foram fundamentais no sentido de impedir maiores números e percentuais de casos críticos e graves, internações e óbitos. Porém não podemos ignorar que há riscos de reveses permanentes. É central que se avance ainda mais na campanha de vacinação com políticas e estratégias ativas, para que os adultos não vacinados o façam e que os que tomaram a primeira dose completem o esquema vacinal, além da necessidade de se ampliar rapidamente a cobertura vacinal para crianças”, destaca o Boletim da Fiocruz.