Coletivo Diversidade destaca importância da diversidade durante ExpoApras 2024

Engenheiro Verginio Luiz Stangherlin ressalta valor da inclusão para a construção de uma cultura mais humanizada

18.ABR.2024

A ExpoApras 2024, o maior encontro de supermercadistas do Paraná, não apenas trouxe as últimas tendências e inovações para o setor varejista, mas também promoveu debates cruciais sobre a importância da diversidade e inclusão. Sob o lema “Foco em Pessoas”, o evento realizado no Expotrade, em Pinhais, contou com a participação de centenas de representantes do mercado e diretrizes para uma abordagem mais inclusiva em suas empresas.

Com mais de 450 marcas expositoras e a expectativa de movimentar mais de R$ 800 milhões em negócios, a ExpoApras foi o cenário ideal para discussões sobre a diversidade no varejo. O diretor e fundador do Coletivo Diversidade e Inclusão no SENGE-PR, Verginio Luiz Stangherlin, foi um dos palestrantes convidados, trazendo sua experiência e conhecimento para o evento.

Stangherlin destacou a importância fundamental de compreender que as ações voltadas para a diversidade não apenas agregam valor às empresas, mas também moldam uma nova cultura empresarial. Ele enfatizou que a inclusão não só amplia a sensibilidade das empresas para com as demandas do consumidor final, mas também contribui para a formação de uma força de trabalho mais empática e atenta.

“Promover a diversidade é promover a inovação e a criatividade. É criar um ambiente onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas”, ressaltou Stangherlin durante sua apresentação.

O setor supermercadista paranaense, que recebe diariamente cerca de 2,7 milhões de clientes em mais de 5.100 lojas e gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos, está cada vez mais consciente da importância de adotar práticas inclusivas. Com um faturamento de R$ 69 bilhões em 2022, representando 9,9% das vendas do setor no Brasil, o mercado reconhece que a diversidade não é apenas uma estratégia comercial inteligente, mas uma questão ética, humana e moral.

Além das discussões sobre diversidade, a ExpoApras 2024 também abordou temas como a profissionalização do setor, evidenciando o compromisso contínuo das empresas em aprimorar suas práticas e se adaptar às demandas de um mercado em constante evolução.