Comitê Diversidade do Senge define calendário de atividades

Grupo quer dar visibilidade e apoio aos profissionais em busca de reconhecimento

29.JUN.2023

A nova gestão do Senge-PR está abrindo as portas para a formação do Comitê Diversidade e Inclusão. O grupo visa dar visibilidade a pessoas LGBTQIA+ dentro do Conselho de Engenharia, Agronomia e Geociências e nas pautas trabalhistas conduzidas pelo sindicato. O encontro virtual do último dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, foi organizado pelo Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho, Verginio Luiz Satngherlin, com a participação do presidente, Engenheiro Eletricista Leandro Grassmann, e da vice-presidente, Ágatha Branco Santos, Engenheira Cartógrafa e de Agrimensura. A reunião virtual serviu para definir calendário mensal de encontros.

Lutar contra a invisibilidade e o preconceito. Demonstrar que não é o gênero ou a opção sexual que definem a competência profissional. Entender que o público da diversidade são minorizados, não minoria. Essas foram algumas das observações feitas durante a primeira reunião que fundou o Comitê Diversidade do Senge-PR.

Em cada depoimento, uma lição de vida. Em cada história, um aprendizado diante das barreiras. E esses obstáculos devem ser superados um a um. Um deles é lidar com a invisibilidade LGBT no meio profissional CONFEA/CREA. Outro é enfrentar os “tabus” que representam os LGBTQIA+ na profissão, desde a época da graduação.

Para o grupo, é fundamental estabelecer métricas: quantificar os LGBTQIA+ no contexto das profissões CONFEA/CREA (auto declaração e estimativas IBGE: 12%). Também levantar principais demandas do grupo: relatos de discriminação e dificuldades das profissões predominantemente masculino-heteronormativa.

Outros pontos fundamentais para os próximos encontros é promover rodas de conversa, sessões de acolhimento, ações de empoderamento, melhoria da visibilidade, ações em prol da segurança no trabalho, cartilhas com ações individuais e coletivas.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS E AÇÕES

As reuniões do Comitê de Diversidade serão mensais, preferencialmente, online, em toda a última quarta-feira de cada mês, às 18h30. Há a possibilidade de ocorrerem reuniões presenciais, sempre programas antecipadamente. Segundo Verginio, “participaremos de eventos, levando nossas ideias de inclusão e de pautas de debate”.

Profissionais podem solicitar informações sobre o Comitê ou solicitar participação em grupo de Whatsapp encaminhando e-mail para diversidade@senge-pr.org.br.

📱 Receba as notícias do Senge-PR em sua mão. Clique e entre na Lista de Transmissão wa.me/message/M3IY4UNWS3AEN1