Comitê Mulheres do CREA-PR Fortalece Parceria com Coletivo do SENGE-PR para Impulsionar Presença Feminina nas Engenharias

Foto: Manolo Rodrigues
19.DEZ.2023

O Comitê Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) continua avançando em sua missão de promover a equidade de gênero e impulsionar a participação das mulheres nas engenharias, agronomia e geociências. Este comitê, que se caracteriza como um Comitê de Estudos Temáticos, é um dos principais parceiros do coletivo de mulheres do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (SENGE-PR).

A iniciativa foi proposta pela Presidência e aprovada pela Decisão Plenária nº 011/2017 durante a Sessão Plenária nº 948, de 10 de janeiro de 2017. O Comitê Mulheres do CREA-PR visa fomentar o respeito pelas mulheres e aumentar sua participação em todas as instâncias relacionadas ao sistema Confea/Crea.

O principal objetivo do Comitê é fomentar o respeito pelas mulheres e promover o aumento da participação feminina nas profissões abrangidas pelo sistema Confea/Crea. Apesar de representarem cerca de 16% dos profissionais inscritos no CREA-PR, a participação das mulheres em cargos de liderança ainda está aquém do desejado, muitas vezes devido ao desconhecimento das oportunidades disponíveis.

O Comitê é composto pelo Núcleo Gestor, formado por Conselheiras e Conselheiros, e por 8 Comitês Regionais, compostos por profissionais de cada regional. A coordenação é realizada por uma Coordenadora e uma Coordenadora Adjunta escolhidas entre as Conselheiras Titulares do Núcleo Gestor.

Dentre as metas do Comitê Mulheres do CREA-PR, destacam-se a implementação de políticas de inserção profissional, o apoio a iniciativas que valorizem o trabalho feminino, e a participação na formulação de políticas públicas para mulheres no sistema Confea/Crea. Diversas ações, como eleições regionais, a realização do Prêmio Eng. Enedina Marques e a colaboração com o Comitê de Diversidade do CREA-PR, estão programadas para impulsionar a participação feminina em 2024.

A Coordenadora do Comitê, Engenheira Agrônoma Adriana Baumel enfatiza a importância dessa parceria com o coletivo do SENGE-PR:

“A união entre o Comitê Mulheres do CREA-PR e o coletivo do SENGE-PR fortalece nossa capacidade de promover mudanças efetivas. Estamos comprometidas em criar um ambiente mais inclusivo e igualitário para as profissionais nas engenharias, agronomia e geociências”, afirma.

A vice-presidente do SengePR, Agatha Branco, ressalta a importância da interação:

“É estratégico e necessário mantermos uma agenda ativa, promovendo a participação das mulheres em eventos, reunindo profissionais de diversas regiões e incentivando a troca de experiências. Juntas, podemos alcançar mais e construir uma engenharia inclusiva para todas nós” destaca.

Com o compromisso de impulsionar a participação feminina nas engenharias, o Comitê Mulheres do CREA-PR e do Coletivo de Mulheres do SengePR seguem desempenhando um papel importante na construção de um setor mais diverso e igualitário não apenas nas engenharias, agronomias e geociências, mas na luta das mulheres como um todo. Também pela defesa das mulheres Engenheiras e pela maior participação em todas as instâncias do Sistema Confea/CREA e Mútua.
Continue acompanhando nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.