Congresso de Agronomia reforça compromisso com sustentabilidade e qualidade da formação

Representantes do Senge-PR participam do evento

Evento teve uma semana de debates em Pelotas (RS_
25.SET.2023

Com informações da Assessoria de Imprensa

Aconteceu em Pelotas (RS) a 33ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA 2023). Durante uma semana, cerca de mil pesquisadores, professores, profissionais da área e estudantes de todo o Brasil se reuniram para discutir temas ligados à atividade e aos desafios para a formação de novos agrônomos e a garantia da segurança alimentar no País. O evento foi promovido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos Brasileiros (Confaeab) em parceria com a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) e apoio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPel).O Senge-PR esteve representado no evento.

Para a Engenheira Agrônoma Maria Wanda de Alencar Ramos, o Congresso trouxe muitos temas que colaboram para pensar sobre os novos mercados de trabalho, perpassando sobre o papel da Engenheira Agrônoma e o nosso protagonismo enquanto profissionais da agronomia.

“A nossa profissão está cada vez mais comprometida para que as novas tecnologias cooperem com a sustentabilidade socioambiental, reduzindo as desigualdades sociais e respeitando as culturas dos povos”, avalia.

A sustentabilidade foi um tema bastante presente na pauta dos mais de 50 painéis, palestras e debates dos quatro dias de Congresso. A preocupação dos engenheiros agrônomos em continuar contribuindo com a produção de alimentos no País, combatendo a fome e desigualdades, mas sem esquecer de avançar em novas tecnologias e ações que garantam o uso e preservação do solo e recursos hídricos, resultou inclusive em encaminhamentos importantes da chamada Carta de Pelotas, documento aprovado por aclamação por todos os representantes de associações da classe dos estados brasileiros. No texto que sintetiza alguns dos encaminhamentos e propostas do CBA 2023, há como meta ter como referência a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as políticas e projetos.

Outro destaque do evento tratou dos desafios da Agronomia no combate à fome e à redução das desigualdades. O presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber Souza dos Santos, mediou o painel em que foram avaliadas as políticas de apoio ao desenvolvimento na agricultura e o papel da assistência agronômica e extensão rural a partir das Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

::. SAIBA MAIS SOBRE O CONGRESSO