Fiscalizar o financiamento do agronegócio é um dever de todos, afirma o agrônomo Orlando Lisboa em palestra do Intensivo Senge Jovem

Senge Paraná
30.JUL.2015

O quarto encontro do intensivo de palestras da Jornada Senge Jovem desta quarta-feira (29), abordou o tema da política agrária brasileira, com aula do engenheiro agrônomo Orlando Lisboa de Almeida. O evento contou com participação de estudantes de várias modalidades de engenharia. Na palestra, Almeida abordou principalmente as políticas de investimento no setor, bem como questões do mercado de bolsas, crédito e seguro rural e preços mínimos do mercado.

Palestra_orlando

De acordo com o engenheiro, apesar de focado no mercado agrário, o tema não é apenas de interesse dos profissionais e dos futuros engenheiros da área, mas de toda a sociedade, uma vez que é o dinheiro público que financia boa parte dos empreendimentos agrários no país. Para o palestrante, é dever de todos questionar de onde vem o dinheiro que custeia o mercado, quais os critérios de liberação de verbas e financiamentos e o quanto isso custa para os cidadãos.

“O dinheiro de financiamento do mercado agropecuário é subsidiado pelo Tesouro Nacional. Como contribuintes, somos nós que pagamos para que os agropecuaristas tenham o crédito barato. Assim, é interesse e dever de todos no assunto, pois é o dinheiro de todos, e é bilhões”, afirma Orlando Lisboa de Almeida.

Palestra_orlando1

Com essa fiscalização, o engenheiro aposta numa maior atenção e valorização da população num dos mercados em constante ascensão no Brasil, responsável por um melhor desempenho no mercado internacional e na geração de empregos. “A agropecuária é que tem melhorado a nossa balança comercial ao longo do tempo. Se o país fosse apenas agropecuário, seria superavitário internacionalmente, pois somos mais vendedores que compradores, e tem sido assim ao longo do tempo, crescendo acima da média mesmo quando nossa economia não está expandindo. E isso deve-se muito ao investimento público,que acaba retornando em tributos, na balança comercial e gerando empregos no setor”.

Ex-diretor do Senge-PR, o palestrante Orlando Lisboa de Almeida é engenheiro agrônomo graduado pela USP (1977) e assessor técnico aposentado do Banco do Brasil. Foi professor universitário em Umuarama por dez anos, lecionando Administração Rural no curso de Administração na Universidade Paranaense (Unipar), e professor da matéria de Gestão de Empresa Rural por um ano no curso de Gestão de Agronegócio em Maringá, no Centro Universitário Cesumar.

cartaz_julho1

Na próxima quarta-feira, 5 de agosto, no encerramento do intensivo de palestras de engenharia do Senge, o engenheiro civil da Copel e coordenador do Senge Jovem, Cícero Martins Júnior, realizará a palestra Engenharia Solidária, inovação tecnológica e o Papel dos Engenheiros e Engenheiras em favor da soberania nacional. As inscrições são gratuitas. Clique aqui e garanta a sua vaga!

Fotos:  Anderson Mendes Souza

Voltar a Notícias