Copel não tem proposta para Plano de Carreira

Para empresa, modelo de PPD é vantajoso para funcionários

Segunda rodada de negociações abordou Plano de Carreira
13.OUT.2022

O último dia da segunda rodada de negociações do ACT 2022 foi marcada por muitas apresentações e justificativas da Companhia e por praticamente nenhum avanço quanto às pautas protocoladas. As demandas dos Copelianos e os argumentos dos sindicatos parecem não sensibilizar.

A Copel apresentou como são tratadas progressões, carreira profissional e remuneração meritocrática. Foram explicados os critérios que regem o modelo de remuneração. Para a Copel, não será feito um novo modelo de Plano de Cargos, mas admite que pode sofrer ajustes. Por outro lado, as entidades solicitaram mais transparência sobre como foram contemplados os crescimentos, remunerações e avaliações.  Os sindicatos apresentaram pontos que julgam que podem ser melhorados, valorizando os profissionais e melhorando o rendimento da empresa.

“É necessário que, além do modelo de avaliações e carreira, a Copel apresente dados históricos e estatísticos das verbas destinadas às progressões, quantidade de progressões horizontais e verticais, informações sobre tempo em que cada empregado ficou sem receber aumento, quantas transferências internas ocorreram, entre outros dados. Sem isso, não há como avaliar quais as correções necessárias para melhorar a distribuição de aumentos”, pondera um dirigente.

PPD – Durante as negociações, a Copel esclareceu como é pago o PPD e que sua referência é atingir uma margem de EBITDA. Também apresentou como são pagos os valores que têm índices diferentes entre os cargos da empresa. Segundo a Copel, a remuneração dos empregados está acima da média de mercado, enquanto a remuneração dos diretores está abaixo do mercado. Entre outros fatores, o PPD foi criado para resolver esta questão sem aumentar o salário base dos gestores.  Fato contestado pelos sindicatos. Para eles, a Copel não valoriza a base. Ao explicar o motivo pelo qual os gestores recebem uma “fatia” maior do que os empregados e porque os diretores recebiam até 6 remunerações, foi comentado que é em função do maior risco inerente às complexas decisões tomadas. No caso da diretoria, não foi divulgado o potencial de ganho (6 salários) porque os diretores não são contemplados pelo Plano de Carreira.

“Esse PPD parece que foi feito para beneficiar apenas algumas pessoas e cargos. É fundamental que as entidades participem do processo para prestigiar os trabalhadores”, disse um dirigente. Outro questionamento é a falta de transparência com relação à definição de metas e onde são estabelecidas. Também foi demonstrada a preocupação de que, sendo uma implementação de iniciativa da empresa, sem nenhum instrumento de acordo assinado com os sindicatos, é possível que este benefício seja descontinuado sem nenhuma forma de aviso prévio ou outra compensação.

A Copel, por sua vez, considera as metas e critérios transparentes e admitiu que sua implementação aconteceu sem a anuência das entidades sindicais, mas que o canal está aberto para melhorias.

::. Clique aqui para conferir a pauta na íntegra

Banco de horas

Uma das pautas importantes da categoria é a manutenção do banco de horas. O pedido aborda que ”todas as horas realizadas (extraordinárias ou dobradas) irão automaticamente para o Banco de Horas, até atingir o limite de 40 horas, sendo as excedentes pagas no mês subsequente à realização”. A empresa, por sua vez, quer a manutenção da regra de 60 horas positiva ou negativa e um item de proporcionalidade. O tópico deve ser discutido na terceira rodada de negociações prevista para o fim do mês.

Home  Office

Após a fase mais grave da pandemia, o teletrabalho veio para ficar. Dos 5513 funcionários, 2180 (39%) estão dentro do regime. A quantidade poderia chegar a 57% do efetivo de funcionários. O modelo utilizado é o híbrido, de 1 a 4 dias, e o pedido é individual. Um dos quesitos é de que a infraestrutura cabe ao funcionário.

Na pauta do coletivo, essa é a cláusula 47a. As entidades questionam – principalmente – a utilização de infraestrutura própria e uma ajuda de custo. Também solicitam ajustes ao modelo. Pontos negados pela Copel.

Questões financeiras

O reajuste e demais cláusulas financeiras serão debatidas na terceira rodada de negociações. Isso deve ocorrer no próximo encontro, agendado para os dias 24 e 25 de outubro.

A base de calculado será em cima do INPC que teve retração nos últimos três meses por causa dos combustíveis. Com isso, a inflação acumulada é 4,32% em 2022 e 7,19% nos últimos 12 meses.

Garantia de data-base

As negociações começaram, ainda em setembro, com o pedido dos sindicatos de que a Copel garantisse a data-base. Em outras palavras, que a Companhia firmou o compromisso de que, enquanto negocia, mantenha todos os direitos já adquiridos. Em verdade, este pedido foi realizado ainda em julho, quando do protocolo da pauta. Embora, verbalmente tenha sido confirmada a emissão da carta de garantia da data-base, até o momento as entidades sindicais não receberam o documento.

VEJA MAIS