Copel, Senai, Motiva e Phuel tem Artigo premiado e lançam livro sobre setor elétrico e gestão da mobilidade elétrica

INOVAÇÃO: Obra foi escrita em parceria com a Copel Distribuição e a PHUEL Smart Energy spin-off da Motiva Mobilidade S/A

O projeto tem como visão mostrar que é possível inovar juntando as expertises de uma empresa pública de economia mista
Comunicação
22.NOV.2021

Copel, Senai, Motiva e Phuel conquistaram o 3º lugar nacional na categoria Digitalização do Prêmio Cier de Inovação. Elas concorreram com o projeto de P&D Aneel “Módulo para integração de Distribuidora de Energia Elétrica com Plataformas de Gestão de Energia pelo lado da Demanda na mobilidade elétrica”, realizado em parceria com o Senai-PR e PHUEL Smart Energy spinoff da Motiva Mobilidade S/A. As empresas ainda tiveram colaboradores que lançaram o livro “O Setor Elétrico e a Gestão pelo lado da Demanda na Mobilidade Elétrica”. Com foco em esclarecer sobre o sistema elétrico de distribuição de energia vigente

A Gestão pelo Lado da Demanda (GLD) busca minimizar esta carga de pico, visto que os consumidores finais são estimulados a transferir os horários de consumo de energia, a partir de tarifas diferenciadas. Considerando tendências como a transição da mobilidade de veículos à combustão para os Veículos Elétricos (VEs), o crescimento da Geração Distribuída (GD), e a flexibilidade que a recarga de VEs traz, bem como os desafios que ela representa, este trabalho propõe uma ferramenta GLD de baixo custo de desenvolvimento e implementação, o Módulo de integração.

O Módulo permite que Plataformas de Gestão de Energia, que atuam diretamente na recarga de VEs dentro da Unidade Consumidora, gerenciem as cargas móveis operadas no seu sistema, apoiada também em medições.

Nas Subestações onde o Módulo atuará, sob o ponto de vista da operação de distribuição da rede elétrica, espera-se a redução da contratação de demandas em MW, menos perdas e picos de demanda, redução das oscilações entre picos e vales de demanda, além disso a dashboard poderá auxiliar na gestão da contratação do MUST, que será impactado futuramente pelo acréscimo de VEs e GD e cuja subcontratação ou sobrecontratações podem causar grandes prejuízos financeiros.

“A Gestão pelo Lado da Demanda da Mobilidade” poderá ajudar no surgimento de novas atividades e profissões. Espera- se também que o Módulo promova o crescimento sustentável da mobilidade elétrica, a expectativa é a redução da emissão de carbono, visto que, com a GLD é possível incentivar as recargas a partir de energias renováveis. E finalmente, a gestão de energia em horário de pico, proposto neste trabalho, reduzirá os picos energéticos, e consequentemente a redução da quantidade de energia advinda das usinas térmicas, mais poluentes que outras formas de geração elétrica.” – destaca o Engenheiro Eletricista e Gerente do Projeto Frank Toshioka.

O Projeto está em andamento e iniciou-se em dezembro de 2019. A execução técnica está a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e PHUEL Smart Energy spinoff da Motiva Mobilidade S/A , que constituem os parceiros tecnológicos do projeto.

O prêmio

O Prêmio Cier de Inovação foi instituído para promover o reconhecimento de projetos de inovação desenvolvidos por empregados de empresas do setor elétrico, tanto em âmbito corporativo como acadêmico. Em 2021, a instituição laureou os projetos mais inovadores em quatro categorias: digitalização, descentralização, descarbonização e plataforma de inovação. Os projetos premiados receberão troféus e terão seus trabalhos publicados nas próximas edições da Revista CIER. 

​​​​​​​Autores

O projeto quadripartite, que conquistou o bronze nacional no Prêmio Cier de Inovação reunião uma equipe de peso. Confira os nomes dos participantes: 

Copel Distribuição: Frank Toshioka (Gerente do Projeto de P&D), Christian Rodrigo Godoy, Marcio Takashi Yomura, Rafael Radaskievicz. 

Senai-PR: Nerio Vicente Junior (Coordenador do Projeto); Anderson De Souza Goes, Mario Henrique Akihiko Da Costa Adaniya, Camila Sonoda Gomes e Lucas Emanuel Salviano Murata.

PHUEL Smart Energy spinoff da Motiva Mobilidade S/A: Paulo Cesar Waidzik, Pedro Furtado Gonçalves Da Silva e Renan Domingos.

LIVRO FOI LANÇADO DIA 16

Obra foi escrita em parceria com a Copel Distribuição e a PHUEL Smart Energy spin-off da Motiva Mobilidade S/A

A área de Tecnologia e Inovação do Senai no Paraná acaba de lançar, junto com a Copel Distribuição e a PHUEL Smart Energy spin-off da Motiva Mobilidade S/A, o livro “O Setor Elétrico e a Gestão pelo lado da Demanda na Mobilidade Elétrica”. Com foco em esclarecer sobre o sistema elétrico de distribuição de energia vigente, o documento inclui temas como os sistemas de distribuição de energia, os sistemas de comercialização de energia, a operação do sistema elétrico e gestão do MUST. O lançamento do livro aconteceu nesta terça (16) na unidade do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Na obra, a mobilidade elétrica é observada pelo prisma de inserção na rede elétrica, sendo apresentado um estudo a respeito das tendências de crescimento, consumo e demanda de energia, o impacto de múltiplas recargas simultâneas, sejam elas dentro de um estacionamento, condomínio, frota empresarial, dentro do contexto de um bairro ou cidade. Ainda são apresentados os principais órgãos regulatórios como: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Ministério de Minas e Energia (MME), o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), além das mudanças legislativas sancionadas por estes órgãos que impactam todo o setor elétrico.

O projeto tem como visão mostrar que é possível inovar juntando as expertises de uma empresa pública de economia mista, uma instituição privada brasileira de interesse público e startups e foi escrito por Anderson de Souza Góes, Camila Sonoda Gomes e Mário Henrique Akihiko da Costa Adaniya, representantes do Senai no Paraná; Frank Toshioka, representante da Copel Distribuição; e Paulo Cesar Waidzik e Pedro Furtado Gonçalves da Silva, representantes da Motiva e Phuel.

O livro teve suporte financeiro do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) tecnológico do setor elétrico, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Voltar a Notícias