Curitiba é a capital com mais candidaturas à prefeito no país

Campanha virtual apresenta aumento na quantidade de candidatos e combate à desinformação

Identidade das eleições em 2020
Imprensa
28.SET.2020

Ainda diante da pandemia e das restrições de circulação nas ruas, as campanhas eleitorais municipais começaram invadindo as redes sociais. No Paraná, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) contabilizou mais de 36 mil pedidos de registro de candidaturas. São 1340 candidatos à prefeito, 1341 a vice-prefeito e 338111 concorrendo ao cargo legislativo. Curitiba é a capital brasileiras com mais candidaturas ao cargo de prefeito. São 16 postulantes.

Devido ao Covid-19, a votação, que será presencial, foi transferida para 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro, se houver a necessidade de segundo turno. Em todo o Brasil, constam aproximadamente 545 mil pedidos de registro no sistema.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, ocorreu tudo dentro da normalidade. “O final de prazo foi até melhor do que a Justiça Eleitoral do Paraná esperava, pois a maioria dos partidos ingressou com os pedidos ainda na sexta-feira, evitando lentidão no sistema e aglomeração nos cartórios eleitorais no último dia. Por isso, a Justiça Eleitoral agradece a colaboração dos partidos e dos meios de comunicação, que foram fundamentais na divulgação das informações”, disse.

Candidaturas a prefeito

A capital do estado tem 16 candidaturas a prefeito. É a maior quantidade em todo o país. São 6 mulheres e 10 homens. A alta quantidade se deve a dois fatores: cláusula de barreira para 2022, que estabelece um número mínimo de partidos com representação, e maior visibilidade das candidaturas a vereador ou vereadora. 

Confira as candidaturas na capital: Camila Lanes (PCdoB), Carol Arns (Podemos), Christiane Yared (PL), Diogo Furtado (PCO), Dr João Guilherme (Novo), Eloy Casagrande (Rede), Fernando Francischini (PSL), Goura (PDT), João Arruda (MDB), Letícia Lanz (Psol), Marisa Lobo (Avante), Paulo Opuszka (PT), Professora Samara (PSTU), Professor Mocellin (PV), Rafael Greca (DEM) e Zé Boni (PTC).

Nas cidades onde o Senge-PR tem subsede, Maringá se destaca como a segunda com mais candidaturas. São 13 postulantes ao cargo de prefeito. Londrina tem 10, Foz do Iguaçu tem 9, Cascavel possui 8 e Ponta Grossa tem 5 candidaturas apresentadas. Campo Mourão e Francisco Beltrão (Sudoeste) tem 3 candidaturas à prefeito cada. Todas elas ainda aguardam homologação da Justiça Eleitoral.

:: Clique aqui e confira o Divulga Contas do TSE

Combate à desinformação

O TRE criou o site “Gralha Confere” (clique e conheça), que é responsável por fazer checagem de notícias e informações falsas. O Tribunal ainda realizou convênios com mais de 50 entidades públicas e imprensa para colabora no trabalho de checagem. “Em tempos de internet, precisamos ser ágeis para coibir as notícias falsas. As vezes, em uma hora, o estrago é grande”, comenta Tito Campos. As denúncias ainda podem ser feitas por Whatsapp do TRE, no número 41 98700-5100.

Já o TSE trabalha com o site Fatos e Boatos. Nele, os eleitores participam de Quiz, e acompanham mitos eleitorais, conferem os candidatos e se informam sobre o que é fake news. A Justiça Eleitoral trabalha com 3 agências de checagem de notícias.

Voltar a Notícias