Curitiba tem a terceira inflação mais baixa do país

Queda acompanhou a redução de impostos nos combustíveis

Jardim Botânico de Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Comunicação
11.JAN.2023

De uma das capitais mais caras de se viver para a terceira com a inflação mais nos últimos 12 meses. Esta é Curitiba, segundo o DIEESE. O departamento analisou dados do IBGE e constatou o recuo na inflação da capital paranaense. A inflação geral acumulada em 12 meses em Curitiba (4,50%) foi inferior ao INPC Nacional (5,93%). Apenas Vitória (4,47%) e Porto Alegre (3,05%) tiveram índices menores.

A queda da inflação tem como um dos elementos principais a redução dos combustíveis provocada pela redução de impostos federais e estaduais. A medida adotada no Governo Bolsonaro foi prorrogada por 60 dias pelo presidente Lula, o que deve garantir nos próximos meses uma inflação mais baixa.

Inflação em queda acompanhou medidas eleitoreiras

A redução em Curitiba ocorre após períodos em que a inflação no estado superava os índices nacionais do INPC. A cidade vive uma “montanha russa” quando comparado com os índices desde 2016.

“No período de ago/2017 a nov/2018 o índice de Curitiba volta a ser superior ao índice nacional, já no período de dez/2018 a dez/2019, a inflação acumulada na capital paranaense ficou abaixo da média nacional, porém, no início de 2020 houve novamente a inversão, com a inflação na capital ficando acima da nacional. A partir de março de 2020, o índice acumulado de Curitiba voltou a ficar novamente abaixo do nacional”, pontua o DIEESE.

Voltar a Notícias