DE NOVO: Diretor da Copel pode ter participado de festa com aglomeração no meio da pandemia

Senge-PR aciona empresa novamente para que investigue comportamento de Thadeu Carneiro da Silva

22.JAN.2021

Após o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) receber e denunciar o comportamento do diretor de Operações e Manutenção da Copel Geração e Transmissão, Thadeu Carneiro da Silva, que teria utilizado a expressão “porco de granja” em uma rede social, a entidade foi procurada por copelianos indignados com a possível participação deste diretor em uma festa polêmica em São Miguel Gostoso, no Rio Grande do Norte, onde a Copel tem um Complexo Eólico. O Réveillon foi alvo de muitos protestos nas redes sociais, inclusive com o Ministério Público local tentando impedir o evento por conta da aglomeração social e o desrespeito aos protocolos de saúde.

Ao Senge, chegou o relato que o referido diretor era um dos centenas que participaram da festança denominada #IMAGINAQUEGOSTOSO. Mais do que as informações, foram enviadas imagens em que o diretor da Copel é marcado no local da festa (veja no ofício abaixo). Os prints com essas suspeitas estão sendo anexados a um nome pedido de informações que a entidade está protocolando junto a Copel.

Para a entidade, se for confirmada a presença do diretor no megaevento, mais uma vez um membro do alto escalão da companhia não adota comportamento de acordo com o que prega o código de ética da empresa. Em especial o relativo a “manter a segurança em todos os momentos, dentro ou fora do trabalho”.

O Brasil vive uma triste realidade com mais de 210 mil mortos e 8,7 milhões de contaminados em um cenário hora de negacionismo da pandemia, hora de insensibilidade, em que a maioria da população deve manter o isolamento social e teve que abrir mão das suas comemorações de fim de ano enquanto que privilegiados confraternizavam em festinhas particulares, aumentando o risco para todos quando retornassem aos seus destinos de origem.

Segundo o Senge-PR, “o evento “Réveillon do Gostoso” violou todas as regras sanitárias de prevenção à propagação do vírus da COVID-19, sujeitou centenas de pessoas a contatos desnecessários” e que “entendemos que o autor da publicação ocupa um dos mais altos cargos na administração da Copel, portanto, deveria, em função do cargo e da responsabilidade inerente ao mesmo, ter conduta ilibada e comportamento inquestionável e irrepreensível”.

Por outro lado, acreditando que desta o diretor não desrespeitou os protocolos de segurança, mas se atentando ao pedido dos copelianos, solicita que a Copel “investigue se Thadeu Silva esteve presente no evento “Réveillon do Gostoso, determine ao Diretor que explique o teor das postagens que valorizam e incentivam a participação em eventos com aglomerações de pessoas” e, caso confirme sua participação, “tome as medidas cabíveis com a máxima urgência”.

::. Veja aqui o ofício protocolado na Copel