Dedo na Ferida disputa o posto de filme nacional que vai concorrer à indicação ao Oscar

30.AGO.2018

1

O documentário Dedo na Ferida, de Silvio Tendler, produzido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e pela Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), foi selecionado para concorrer ao posto de longa-metragem brasileiro que vai disputar uma vaga entre os cinco indicados ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar 2019. A festa do Oscar será realizada no dia 24 de fevereiro de 2019, em Los Angeles (EUA), pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

A primeira etapa do processo de escolha do filme nacional na disputa da indicação ao Oscar foi finalizada pelo Ministério da Cultura, e habilitou, além de Dedo na Ferida, outros 21 filmes. O representante brasileiro será escolhido por uma Comissão Especial de Seleção, formada por membros indicados pela Academia Brasileira de Cinema (ABC). O anúncio do longa selecionado está programado para 11 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O longa-metragem entrevista economistas, cidadãos, políticos e intelectuais de diferentes partes do mundo, apresentando de forma clara o desmonte global promovido pelo capital financeiro, do Estado de bem-estar social. Ganhou os prêmios de Melhor Filme Documentário no Festival Rio/2017 e na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental/2018, além de ter integrado a Seleção Oficial do Festival de Havana/2017.

Lançamento em Curitiba

O documentários será lançado em Curitiba no dia 6 de setembro, às 19h, no auditório da APP Sindicato, com presença do cineasta Silvio Tendler. O evento  é realizada pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), APP-Sindicato, Faculdade de Artes do Paraná (FAP)/Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com apoio do Jornal Brasil de Fato, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec), Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR).

O lançamento do documentário vai integrar o projeto “Cinema Militante”, da APP-Sindicato, que terá exibição também no dia 5, quinta-feira, com uma mostra de documentários “Estado e Violência”, das 19h às 22h30. Para os espectadores que participarem das duas atividade, nos dia 5 e 6, haverá certificação de 8 horas pela FAP/UNESPAR.

A APP-Sindicato fica na Avenida Iguaçu, 880, bairro Rebouças. A exibição começará pontualmente às 19h.

Com informações de SOS Brasil Soberano