Diretoria regional do Senge em Cascavel toma posse com meta de ampliar o número de associados

Senge Paraná
03.JUL.2014

O Senge-PR empossou na noite de quarta-feira, 2, a nova diretoria regional em Cascavel, em evento que integrou a direção do sindicato e autoridades locais, no Hotel Copas Verdes. Compuseram a mesa de honra do evento, organizado pelos diretores anfitriões Harry Fockink e Nelson Müller Junior, o presidente do Senge na gestão 2014-17, Carlos Roberto Bittencourt; o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC), Ricardo Rocha de Oliveira; a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) na cidade, Marli Aoki; o gerentre regional do Crea-PR, geraldo Canci; a diretora da Secretaria Municipal de Planejamento de Cascavel, Maritania Frare e o vereador Paulo Porto.

A nova diretoria tomou posse assumindo o compromisso de ampliar a base sindical apoiada nas ações do Senge em favor dos profissionais de engenharia e geociências e do interesse público. “Em quase 30 anos que estou na engenharia talvez este seja este o melhor momento para a nossa categoria profissional. É uma fase fantástica com recursos e obras por todo o país que representa uma grande oportunidade para o nosso sindicato se fortalecer ainda mais. E a forma mais básica para nos fortalecermos é trazer associados”, afirmou o novo diretor regional do Senge em Cascavel, engenheiro civil Nelson Müller Junior.

Nelson Müller Junior, diretor regional do Senge em Cascavel
Nelson Müller Junior, diretor regional do Senge em Cascavel

O caminho para ampliar a base de associados do sindicato na cidade, que hoje conta com 111 sócios, segundo novo diretor do Senge em Cascavel, está na aproximação com profissionais de engenharia, geólogos e geógrafos.

“Nossa palavra de ordem é a aproximação. O grande desafio que fica pra gente é convencer os engenheiros da importância de ser sindicalizado. Com trabalho e o fortalecimento das ações já realizadas pelo Senge vamos quebrar a discriminação que ainda existe em relação ao sindicalismo. Para isso contamos com uma equipe coesa e a parceria com as entidades coirmãs”, completou Müller.

Crescer com qualidade é a meta traçada pelo Senge e destacada no discurso do presidente do sindicato para a gestão 2014-17, Carlos Roberto Bittencourt, em Cascavel.

“Neste momento, em que celebramos a posse da nova diretoria regional do Senge em Cascavel, iniciamos o desafio de ampliar a representação do sindicato na região Oeste.

Pelo potencial que esta região representa para o Paraná e para o país e pelo grande número de profissionais de engenharia que aqui atuam sabemos que podemos crescer na representatividade sindical”, disse Bittencourt.

bittinterna2

Em número e qualidade – O presidente do sindicato ressaltou ainda que o desafio do Senge é crescer não apenas em número, mas em qualidade. “Estamos unidos neste propósito desde Curitiba passando por cada uma de nossas oito regionais”, frisou.

Carlos Roberto Bittencourt, que também preside a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), entidade da qual deixará o comando no mês de setembro, lembrou que Cascavel estará representada no 10° Consenge, o Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, que será realizado de 27 a 30 de agosto, em Búzios, no Rio de Janeiro.

O encontro nacional da Fisenge, intitulado “Um projeto de Nação para o Brasil”, irá tratar de dois temas centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho”.

O Senge dará a sua contribuição ao tratar das Políticas Agrária e Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável e Projetos de Inclusão Sindical e Formação Política, entre eles o Senge Jovem.

“Nesse evento o Senge Paraná será o segundo em número de participantes, com a representação de 30 delegados e seis estudantes de engenharia. Daqui de Cascavel participarão do Consenge o diretor regional Nelson Müller e Luiz Carlos Balcewicz”, salientou Bittencourt.

Legado – O presidente do Senge destacou ainda a importância do trabalho realizado na gestão 2011-2014, comandada por Ulisses Kaniak e que em Cascavel teve Harry Fockink no comando da regional com ações que ainda devem orientar o trabalho que tem início a partir de agora.

“Fomos eleitos com a proposta de Ação e Desenvolvimento, porque é necessário agir dia após dia, superar desafios e ter como referência as grandes conquistas alcançadas pelo companheiro Ulisses Kaniak, que comandou o sindicato de 2011 até aqui. Foi uma gestão da qual tive a honra e a oportunidade de compartilhar na função de vice-presidente. Agradecemos o empenho do amigo Harry Fockink e de toda a equipe à frente da regional do Senge em Cascavel nos últimos três anos. Vamos seguir em frente na defesa dos profissionais de engenharia, do interesse público e dos princípios que defendemos para o bem da coletividade”.

Harry Fockink, ex-diretor regional e atual diretor adjunto em Cascavel
Harry Fockink, ex-diretor regional e atual diretor adjunto em Cascavel

Harry Fockink, que deixou o comando da Regional do Senge em Cascavel e assumiu o posto de diretor adjunto nesta próxima gestão, agradeceu o suporte que recebeu durante os últimos três anos. “Agradeço o apoio que tive durante o tempo em que estive à frente da regional, tanto da diretoria do sindicato como da minha família”.

O evento também contou com a presença do vice-presidente do Senge-PR, Valter Fanini. Impossibilitado de comparecer à posse da diretoria regional em Cascavel, o ex-presidente e atual diretor licenciado do sindicato, Ulisses Kaniak, enviou mensagem aos presentes agradecendo o apoio dispensado à sua gestão e manifestando votos de sucesso à nova diretoria.

Parcerias – Na cerimônia de posse dos novos diretores regionais do sindicato, o presidente da AEAC, Ricardo Rocha de Oliveira, reforçou a importância da continuidade da parceria, entre a associação que representa e o Senge, na defesa dos direitos dos profissionais de engenharia. “Já tivemos parcerias efetivas, com o suporte da da antiga diretoria do Senge e que certamente vão continuar em defesa do salário mínimo de engenharia e da valorização profissional”, disse.

Ricardo Rocha de Oliveira, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC).
Ricardo Rocha de Oliveira, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC).

Marli Aoki, representante do CAU, também colocou o Conselho à disposição do sindicato para a realização de parcerias. “Estamos à disposição para trocar parcerias em favor do desenvolvimento de Cascavel e região”.

Marli Aoki, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo regional Cascavel.
Marli Aoki, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo regional Cascavel.

 

O gerente regional do Crea, Geraldo Canci, destacou a luta conjunta do Senge e do Crea-PR pela transparência nos contratos de pedágio e pela valorização da engenharia. “Nossos anseios se alinham e estamos à disposição para novas parcerias com o sindicato”.

Geraldo Canci, gerente regional do Crea-PR em Cascavel
Geraldo Canci, gerente regional do Crea-PR em Cascavel

A diretora da secretaria de Planejamento de Cascavel, Maritania Frare, que representou o prefeito Edgar Bueno no evento, parabenizou a diretoria regional do Senge pelo trabalho realizado e disse que a prefeitura é parceira da entidade pela valorização profissional e em ações para o desenvolvimento.

Maritania Frare, da secretaria Municipal de Planejamento de Cascavel.
Maritania Frare, da secretaria Municipal de Planejamento de Cascavel.

O vereador Paulo Porto elogiou o Senge por ser um sindicato atuante em defesa de políticas públicas de qualidade. “O Senge é um sindicato sempre muito posicionado e que está sempre ao lado do que há de mais progressista no Paraná. É um dos sindicatos mais atuantes do Estado e que pode contar com o meu apoio dentro dos limites do meu mandato na Câmara Municipal de Cascavel.

vereador paulo porto
Vereador de Cascavel, Paulo Porto.

 

Compõem a diretoria regional do Senge em Cascavel

Diretor Regional: Engenheiro Civil Nelson Müller Junior

Diretor Regional Adjunto Secretário: Engenheiro Eletricista Moanir Stábile Filho

Diretor Regional Adjunto Financeiro: Engenheiro Eletricista Harry Fockink

Demais diretores: Engenheiro Eletricista Hélcio Alexandre Rodrigues Zilotti; Engenheiro Agrônomo Luiz Carlos Balcewicz; Engenheiro Agrônomo Luiz Fernando Salgado e Engenheiro Civil Reni Heerdt.

Voltar a Notícias