Eleição do Senge-PR reforça o papel do sindicato na sociedade

Conheça como é a organização política e jurídica da entidade

13.ABR.2020

Os associados aos Senge-PR vão às urnas virtuais nos próximos dias 14, 15 e 16 de abril. Eles votam para escolher a nova Diretoria Colegiada que assume a entidade pelos próximos três anos, o Conselho Fiscal e a diretoria das sete regionais da entidade. Para os associados do interior, são dois votos. Um para a eleição da chapa e outro para escolher a Diretoria Regional de sua localidade. A eleição das regionais é independente da Diretoria Colegiada.

A votação para eleger a diretoria do próximo triênio é o momento mais importante da democracia de um sindicato. Nele, o associados escolhem seus representantes que vão estar em mesas de negociação com o setor patronal, defender os interesses da categoria, conforme o Estatuto da Entidade, participar de fóruns, reuniões e assembleias em nome da entidade.

Por outro lado, o sindicato adota modelo de “democracia participativa”. Neste formato, os associados não exercem seu direito votando apenas na eleição a cada três anos. A base é convidada a participar ativamente nas decisões da diretoria por meio de assembleias, pesquisas, consultas, congressos e audiências públicas. Você conhece as instâncias de representação e os formatos de participação?

Sindicato por dentro

Quem define a atuação da entidade é seu Estatuto, que é aprovado em Congresso. A última versão é de 2015.  É essa carta política e jurídica que define a representação da entidade dos engenheiros autônomos, empregados privados, públicos e estatutários, da administração direta e indireta de níveis federal, estadual e municipal.

Está no estatuto, Capítulo III, a definição das instâncias de deliberação: Congresso, Assembleia Geral,  Conselho Deliberativo, Diretoria Colegiada, Diretoria Executiva, Diretorias Regionais, Núcleo Regionais, Conselho de Representação Sindical, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. Todas essas instâncias têm atribuições próprias e formação prevista no estatuto.

O Conselho Deliberativo é formado por Diretores e Diretoria Colegiada, Diretores das regionais ou um representante dessas diretorias, representante regionais, um representante de cada conselho regional, um representante dentre os conselheiros do CREA-PR, Coordenador do Conselho Consultivo. Cabe ao CD, por exemplo, deliberar sobre questões que extrapolam a autonomia da Colegiada.

Todas as outras instâncias do sindicato estão previstas no Estatuto. Clique aqui e conheça o estatuto.

A chapa, o conselho e as diretorias regionais eleitas tomam posse no primeiro dia útil após o fim da atual gestão. Segundo o cronograma eleitoral, a gestão termina em 31 de maio, um domingo, e a nova diretoria assume em 1 de junho de 2020.