Em assembleias virtuais, copelianos avaliam aditivos ao PLR

Projeto aprovado na Alep alterou a forma de distribuição dos lucros

Edificio Copel, na Coronel Dulcidio em Curitiba Foto de Gilson Abreu/ANPr

No final deste ano, o Governo do Estado promulgou o Decreto 6205/2020, que muda o modelo de cálculo do lucro para efeito de pagamento de PLR para empregados de empresas estatais. Este Decreto soma-se às Leis já vigentes (Lei Federal 10.101/2000, Lei Estadual 15.650/2010, Decreto 1978/2007) para estabelecer a forma de negociação e pagamento da PLR.

Embora a negociação da PLR já tenha sido motivo de deliberação por parte dos empregados em setembro de 2020, a mudança estabelecida pelo Decreto 6205/2020 ocorreu antes que a Copel assinasse o ACT/PLR e o registrasse no Ministério da Economia. Desta forma, no entendimento da Copel, resta inviabilizada a continuidade da aplicação do já acordado.

Em virtude dessas alterações, os  copelianos devem comparecer às urnas para deliberar sobre um aditivo ao Acordo Coletivo a respeito da participação dos empregados nos lucros e resultados da companhia relativos aos exercícios de 2021 e 2022.

Por causa da pandemia de Covid-19 e os protocolos de saúde para o distanciamento social, as consultas vão ocorrer de forma virtual. A assembleia com a apresentação da proposta e início da votação acontece no dia 22 de dezembro, a partir das 09h30, em transmissão pelas redes sociais. Já o resultado da apuração e os encaminhamentos serão apresentados em nova live no dia 23 de dezembro, às 17h00.

Poderá participar das votações e das deliberações dos empregados aqueles representados pelas entidades sindicais: SINDEL; SINDENEL; SINDELPAR; SICONTIBA; SINTEC-PR; STIECP; SENGE-PR; SINTESPAR; SINEL; SINDESPAR; SINDASP; STEEM e FENATEMA.

• PLR DA COPEL
  • Assembleia para avaliar aditivo ao acordo referente a 2021 e 2022
  • Explicação da proposta e início da votação
  • 22 de dezembro