Em Ponta Grossa, engenheiros debatem propostas para o 10.º Consenge. Confirme sua presença!

25.MAIO.2014

Nesta terça-feira (3), o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), promoverá em Ponta Grossa um debate com os profissionais na região para colher propostas para o 10.º Congresso Nacional de Sindicato de Engenheiros (Consenge). Para participar do evento, basta preencher o formulário que está ao fim da página.

Um dos principais fóruns nacionais de debate da categoria, o 10.º Consenge é promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), que, sobre o tema central “Um projeto de nação para o Brasil”, debaterá as temáticas O Papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional e O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho.

O evento em Ponta Grossa começa às 19 horas, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ponta Grossa, na Rua Júlia Vanderlei, 1376 – Centro. As propostas da regional será encaminhada ao Encontro Estadual preparatório ao Consenge, a ser realizado pelo Senge, em Curitiba, nos dias 6 e 7 de junho.

Dentro das temáticas centrais, foram elencados pela Fisenge, subtemas a serem debatidos nos encontros. Para o tema O Papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional, serão discutidos os subtemas: energia e desenvolvimento – setor elétrico, petróleo e gás; políticas públicas – saneamento e habitação; Infraestrutura de transporte, mobilidade urbana e telecomunicações; política agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável.

Já para o tema O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho, os subtemas a serem discutidos serão: política sindical e suas interfaces; projetos de inclusão sindical e formação política; ambiente de negociações realidade e perspectivas; formação profissional.

Palestras – Além do debate prévio ao Congresso Nacional, o evento contará com palestra do presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, sobre sindicalismo e a luta do Sindicato na defesa dos interesses dos profissionais de engenharia. Kaniak também apresentará o projeto de integração da entidade aos futuros engenheiros, o Senge Jovem. Políticas Públicas de Saneamento e Habitação Urbana e Rural será outro tema abordado no evento, com palestra do engenheiro civil Moisés Alves Guergolet, da Caixa Econômica Federal.

Traga sua experiência e suas opiniões. Dê uma contribuição para o um projeto de nação para o Brasil. Participe dos debates da Regional do Senge em Ponta Grossa!

Confira abaixo a programação:

Debate “Um projeto de nação para o Brasil”

Programação:

19 horas –“Sindicalismo e Senge Jovem” – Ulisses Kaniak, presidente do Senge-PR

20 horas – “ Políticas Públicas de Saneamento e Habitação Urbana e Rural” – Eng. Civil Moisés Alves Guergolet – Caixa Econômica Federal.

20h30 – Cofee break

20h45 – “Um projeto de nação para o Brasil”. Apresentação do temas a serem debatidos no 10º Congresso Nacional de Sindicato de Engenheiros (Consenge)

21 horas – Apresentação e aprovação das propostas da regional Ponta Grossa para o Encontro Estadual Pré-Consenge

21h30 – Eleição dos delegados da regional Ponta Grossa para o Encontro Estadual Pré-Consenge