Empregados aprovam acordo coletivo da Cohab para 2014/15

18.AGO.2014

Por 99 votos a favor e 45 contra, os trabalhadores da Cohab-CT aprovaram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (18), a proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/15. A Assembleia foi realizada na sede da empresa, pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), em conjunto com o Sindaspp, Sindasp e SindArq, entidades que representam os funcionários da Cohab-CT.

A proposta aprovada pelos funcionários, fruto de intenso trabalho de negociação do Senge-PR e demais sindicatos com a empresa, contempla reajuste acima da inflação, de 8%, conforme previsto na Convenção Coletiva do Setor, assinada pelo Sindaspp. Já os benefícios, como vale-alimentação e auxílio-creche, serão reajustados pela inflação, de 6,08%, segundo o INPC acumulado de 31 de maio a 1.º de junho de 2014, data-base do acordo da Cohab-CT.

Vale cesta-básica – Dos benefícios previstos no ACT da Cohab-CT, um dos que os sindicatos conseguiram avançar para além do índice inflacionários foi o vale cesta-básica, que atinge todos os funcionários que ganham até três salários mínimos. Na última reunião, as entidades conseguiram avançar em uma proposta de 10% de reajuste do vale.

Plano de Cargos e Salários – Um dos itens debatidos nas negociações dos sindicatos com a Cohab é implantação de um novo Plano de Cargos e Salários dos funcionários. Em 2013, uma Comissão com a participação dos funcionários, montaram uma proposta para um plano que atendesse as reivindicações dos empregados. No mesmo ano, o departamento de Recursos Humanos da empresa, promoveu uma pesquisa com fins de formulação de um plano. Segundo a Cohab-CT, um novo PCS, formulado a partir das propostas formuladas pelo RH e pelos funcionários será apresentado aos empregados até o início de outubro deste ano, para aplicação em fevereiro de 2015. Segundo a proposta da empresa, a aplicação, no entanto, está condicionada a situação financeira da entidade.