Empregados da Cohapar rejeitam proposta da empresa para Acordo Coletivo

30.JUL.2014

Em assembleia realizada no último dia 22, os trabalhadores da Cohapar rejeitaram a proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/15. Há dois anos sem negociação de acordo, os funcionários acumulam perdas em seus benefícios que chegam a 30%, como no vale-alimentação. Na Cohapar, além do Senge-PR, participam das negociações o SindArq, Sindasp e Sindaspp.

Na proposta, a empresa ofereceu reajuste salarial previsto na Convenção Coletiva do setor, de 8% e nos benefícios. Outro item oferecido pela Cohapar é o pagamento da diferença de reajuste (2,89%) da Convenção Coletiva 2012/13, não acatado na íntegra à época pela empresa. No entanto, pela proposta da empresa, o pagamento deste reajuste está atrelado à desistência de ações movidas pelos sindicatos pela aplicação do índice e pagamento retroativo e na defesa de demais direitos dos trabalhadores.

Uma das ações à qual a Cohapar pede desistência para efetivar o pagamento do reajuste atrasado é a que garante o pagamento dos salários dos engenheiros no dia 25 de cada mês. A ação foi movida pelo Senge-PR em resposta a alteração unilateral da empresa nas datas de pagamento, historicamente realizados no dia 25, e alterados para o dia 30.

Os sindicatos encaminharam ofício à empresa informando a recusa da proposta, e aguardam nova data de reunião para retomada das negociações do ACT 2014/15.