Engenheiro e engenheira do Paraná, confira os pontos de mobilização no dia 30 de junho

Senge Paraná
28.JUN.2017

Materiais_grev_30.cdrA próxima sexta-feira (30) será marcada por novas mobilizações em âmbito nacional, contra as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB). Os protestos dão continuidade às inúmeras reações da sociedade brasileira em oposição às medidas que pretendem retirar direitos já adquiridos pela população.

>> Veja a análise de especialistas sobre a reforma trabalhista e a reforma da previdência.

Em assembleias realizadas na noite desta segunda-feira (26), o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) aprovou adesão à greve geral marcada para esta sexta-feira, 30 de junho. As assembleias ocorreram em Curitiba e nas sete regionais – Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Campo Mourão e Sudoeste.

A greve deste dia 30 tem como pautas centrais o posicionamento contrário às reformas trabalhista e previdenciária, que tramitam de maneira acelerada no Congresso Federal. Propostas pelo executivo federal, as propostas desmontam as condições de trabalho e de aposentadoria dos trabalhadores.

Para além de todos os retrocessos impostos a todos os trabalhadores, os engenheiros ainda correm o risco de perder direitos históricos da categoria como aposentadoria especial e até mesmo o Salário Mínimo Profissional (SMP).

No Paraná, mobilizações estão marcadas em mais de 10 municípios. Confira a agenda das cidades das Regionais do Senge e também na capital:

Curitiba
Na capital, as mobilizações de rua estarão concentradas na Boca Maldita, Centro da cidade. A partir das 10h haverá panfletagem e, ao meio dia, começa o ato unitário das centrais sindicais – CUT, CSB, CSP CONLUTAS, CTB, FORÇA SINDICAL, NOVA CENTRAL SINDICAL e UGT -, com participação de peso dos professores da Rede Estadual de Educação e de categorias de outros sindicatos e movimentos sociais. Para às 17h há mais um ato mobilizado para o mesmo local.

Campo Mourão
A mobilização ocorre ao longo de todo o dia, começando às 9h com concentração em frente ao edifício Antares, na rua Capitão Índio Bandeira, calçadão central da cidade. A ação é organizada pela Frente Brasil Popular, que reúne sindicatos e entidades.

Cascavel
As atividades começam às 8h30, com um seminário sobre a reforma trabalhista, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que fica na rua Universitária, 2069, bairro Jardim Universitário. O palestrante será o advogado e professor Marcelo Navarro. A ação é organizada pelo Fórum Sindical de Cascavel. Já às 10 horas haverá um ato público em frente ao Núcleo Regional de Educação – Avenida Brasil, 2040, Bairro São Cristóvão, mobilizado pela APP – Sindicato.

Foz do Iguaçu
No extremo Oeste, em Foz do Iguaçu, as ações começam às 5h, com uma vigília no Bosque Guarani, R. Tarobá, 875, Centro da cidade. No mesmo local, a partir das 8h, começa a manifestação. A ação é organizada pela Unidade Sindical e Popular de Foz do Iguaçu, que unifica as centrais sindicais e dezenas de sindicatos e movimentos do município.

Londrina
A concentração para as atividades em Londrina está marcada para 9h, em frente ao Banco do Brasil, calçadão da Rua Professor João Cândido, Centro da cidade. Até 13h, no mesmo local, estão previstas apresentações musicais e discursos de lideranças sindicais, representantes de movimentos sociais e comunidade em geral. A ação é organizada por diversos sindicatos e movimentos.

Maringá
A mobilização em Maringá começa às 9h, em frente à Agência do INSS, localizada na Avenida XV de Novembro, 491, Centro da cidade.

Sudoeste
A Agência do INSS será o ponto de concentração do ato em Francisco Beltrão, que concentrará as mobilizações da regional Sudoeste. A ação começar a partir das 8h30, e segue em caminha e panfletagem a partir das 9h30, passando pelo Terminal Rodoviário e chegando na Praça Central. A ação é organizada por dezenas de entidades, movimentos sociais e sindicatos.

Ponta Grossa
As mobilizações “por nenhuma direito a menos” em Ponta Grossa estão previstas para ocorrer das 8h30 às 17h, mobilizadas pelas Frentes Brasil Popular Campos Gerais e Povo Sem Medo. A concentração será na Praça da Igreja dos Polacos, às 8h30, e às 10h os participantes seguirão em marcha até o Parque Ambiental, pela Avenida Vicente Machado. A partir das 13h30, haverá atividades Culturais no Palco da Estação da Saudade, ao lado do Paraguaizinho.

 

 

 

Voltar a Notícias