Ferramenta do DIEESE calcula aposentadoria antes e depois da reforma

Senge Paraná
06.AGO.2019
Depois da Câmara, reforma da previdência será discutida no Senado. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A reforma da previdência foi aprovada na Câmara dos Deputados e deve seguir para discussão no Senado Federal. Entre as principais mudanças estão o aumento da idade mínima para se aposentar (65 homens e 32 mulheres) e o tempo de contribuição. A proposta de Jair Bolsonaro (PSL) muda o cálculo da média, com impactos nos benefícios.

Diante disso, o DIEESE está disponibilizando um aplicativo que calcula a idade do trabalhador e seu tempo de contribuição atual. A ideia é que a pessoa possa comparar como será sua aposentadoria antes e depois da PEC 6/2019.

A calculadora permite que a pessoa responda a qual categoria pertence como celetista, professor, servidor público, agricultor, etc. Depois pede que ela selecione o sexo masculino ou feminino e forneça a idade.

Para responder o questionário, no entanto, o trabalhador tem que saber por quanto tempo contribuiu para a previdência. Após isso, o resultado compara a aposentadoria no modelo atual, fator previdenciário e com a proposta no Congresso.

Professoras trabalham mais
Usando como referência uma professora de educação infantil nascida em 1985 e que iniciou sua jornada de trabalho em 2006, ou seja, com 12 anos e 9 meses de contribuição, é possível notar o quanto a reforma impacta na sua vida. Pela regra atual, ela agora com 34 anos, iria trabalhar até os 53,2 anos. Com a PEC de Bolsonaro, a idade mínima salta para 56,8 anos. Isso representa 3,6 anos a mais.

Para piorar, se a professora quisesse se aposentar aos 46 anos, ou seja, após 25 anos de contribuição, ela só receberia 50% dos seus vencimentos, de acordo com o fator previdenciário. A proposta, portanto, obriga a professora a trabalhar mais 10 anos para receber a integralidade dos vencimentos.

Jovem engenheiro
Agora imagine um jovem engenheiro nascido em 1994, época do Plano Real, que completa 25 anos no dia 6 de agosto de 2019 e tem trabalho fixo pela CLT há 3,2 anos. Ao se aposentar por idade no modelo atual, aos 65 anos, ele receberia 85% dos seus vencimentos até o teto do INSS. Na proposta, esse percentual cairia para 60% dos seus vencimentos até o teto do INSS. O engenheiro, em alguns casos, não poderá mais seguir trabalhando se for empregado público e tiver aposentado, de acordo com o advogado especialista Antônio Floriani.

engenheiro_calculo

 A reforma prevê o “rompimento automático do vínculo de emprego ou serviço público no momento da aposentadoria. Isso afeta, essencialmente, o trabalhador de empresas estatais, vinculado ao INSS, que não mais poderá obter a prestação e continuar trabalhando”, esclarece.

Levando em consideração o cálculo para a aposentadoria na menor idade possível, na regra atual, ele bastaria ter 61 anos e 36 anos de contribuição sem interrupção. Com a PEC, essa idade sobe para 63,6 anos e 38,6 anos de contribuição.

O aplicativo que compara as aposentadorias do DIEESE pode ser acessada clicando aqui

Voltar a Notícias