Fisenge publica textos bases para o 11º Consenge

12.ABR.2017

Já estão disponíveis os textos bases para os debates regionais da 11ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Realizado a cada três anos pela Federação interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), o congresso é o principal fórum de debate da entidade sobre temas sociais de interesse nacional junto aos profissionais de engenharia. Clique aqui e baixe a publicação.

Livro de Teses - web.indd

“Nossa tarefa é construir o diálogo necessário e ampliar a mobilização nas ruas. A nossa memória nos dá força para organizar, resistir e avançar. Esse Consenge tem o objetivo de provocar a reflexão, o debate e também possibilitar a formulação coletiva de propostas para um projeto de País. Queremos um Brasil desenvolvido, igualitário, fraterno e soberano”, diz o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento.

“Resistir! Em defesa da engenharia e da soberania nacional”, é o tema central do evento deste ano, cuja edição nacional será em Curitiba, entre os dias 6 e 9 de setembro. Para orientar os debates Fisenge publicou caderno com três textos que lançam ideias e desafios para os próximos anos.

O primeiro texto do caderno é do embaixador e professor do Instituto Rio Branco, Samuel Pinheiro, que debate o desenvolvimento, soberania e engenharia. O historiador e professor da Universidade Federal do ABC, Valter Pomar, é autor do segundo texto, intitulado “O desenvolvimento e a soberania nacional”. Encerra o caderno a colaboração do economista, professor da Unicamp e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, com o texto “Proteção social e do trabalho”.

Acompanhando a temática central do Congresso “Resistir! Em defesa da engenharia e da soberania nacional”, o material irá subsidiar a realização dos debates, a elaboração de propostas para a ação sindical no próximo período e contribuir para a formulação de políticas públicas, seja nos Encontros/Congressos Regionais, seja no Congresso Nacional.

Além dos textos, a Fisenge também vem publicando em seu canal do Youtube vídeos com os autores do caderno e outras figuras expressivas do cenário econômico, político e da engenharia nacional sobre o papel da engenharia na soberania e sobre a conjuntura do país. Confira abaixo alguns vídeos que já foram postados.