Funcionários da Cohapar aprovam Acordo Coletivo de Trabalho

04.SET.2014

Por 101 votos a favor e 25 contra, os funcionários da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) aprovaram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (4) em Curitiba, a proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/15. Os trabalhadores estavam desde 2011 sem firmar acordo com a Cohapar.

Afora os votos dos funcionários de Curitiba, na assembleia, realizada pelo Senge-PR, Sindaspp, Sindasp e Sindarq, também foram contabilizados os votos dos funcionários do interior, coletados nas assembleias realizadas em Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Ponta Grossa e União da Vitória. Com os votos das regionais, o quadro total fica 150 votos a favor da proposta, 79 contra, 2 votos brancos e 2 nulos.

A proposta aprovada prevê reajuste salarial de 8%, conforme convenção coletiva do setor, além de aumento no vale-alimentação de cerca de 28%, percentual próximo ao resgate das perdas no benefício acumuladas nos últimos anos em que não houve acordo coletivo.

Outra conquista dos trabalhadores nas negociações foi o reconhecimento da empresa quanto as diferenças salariais referentes ao não cumprimento do reajuste salarial previsto na Convenção Coletiva do setor de 2012/13. A empresa, desta forma, se compromete a implantar na folha de setembro de 2014 a diferença salarial de 2,9%, bem como quitar as diferenças acumuladas de junho de 2012 até agosto de 2014.

Segundo o diretor-secretário do Senge-PR, Leandro Grassmann, os avanços nas negociações foram frutos da atuação conjunta dos funcionários da Cohapar e dos sindicatos, que buscaram esgotar as possibilidades de negociação, na luta pela conquista de um acordo que resgatasse algumas perdas salariais e de benefícios acumuladas pelos trabalhadores.

“Os sindicatos estão cientes de que a proposta não atende na plenitude os anseios dos trabalhadores da Cohapar. No entanto, devemos ressaltar que houve um avanço significativo desde a primeira proposta da empresa até a aprovação do ACT. Esse avanço só foi possível pela mobilização da categoria, que externou sua insatisfação com a aprovação do indicativo de greve, e pela insistência do Senge-PR e demais sindicatos na defesa das reivindicações dos empregados nas mesas de negociações”, ressalta.

“O acordo foi aprovado na assembleia pela maioria dos funcionários da Cohapar e seguirá para assinatura dos sindicatos e da empresa. Porém, a luta do Senge-PR pelos profissionais de engenharia da Cohapar continua. Na sequência, trabalharemos no acordo do banco de horas (confira abaixo) acumuladas pelos empregados nos últimos anos e que não foram pagas e nem compensadas. Depois, buscaremos firmar negociações de outras reivindicações dos trabalhadores da Cohapar. A negociação e a atuação do Senge-PR não se restringe às negociações do ACT. Ela é constante, e o sindicato sempre estará aberto para receber os anseios e lutar pelos direitos de sua categoria”, defende Grassmann.