Fundo americano com ações no Itaú e Petrobras compra 9% das ações ofertadas pela Copel

Em comunicado, Copel diz que fundo não pretende assumir controle da companhia

Foto: Jonathan Campos/AEN
16.AGO.2023

Manoel Ramires/Senge-PR

Em novo comunicado ao mercado, a Copel anunciou quem é mais um comprador de suas ações. Trata-se do fundo americano GQG Partners LLC. (“GQG”), que adquiriu 59 milhões de ações. A oferta pública consistiu na distribuição primária de 229.886.000 ações e uma distribuição secundária de 319.285.000 ações. Este fundo tem relação com o Banco Itaú, onde fez compra de papéis e é o seu quarto maior acionista. O fundo ainda tem negócios com a Petrobras, comandada pelo Governo Lula.

Segundo o comunicado da Copel, “a GQG declarou que se trata de um investimento minoritário que não tem o objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia. Atualmente, a GQG Partners não pretende adquirir, em nome de seus clientes, quaisquer ações adicionais de emissão da Companhia”.

Atuando em mercados nos EUA e emergentes, o fundo “procura investir em empresas de alta qualidade com perspectivas de crescimento futuro com preços atraentes em mercados emergentes. O processo de investimento fundamental da GQG Partners avalia cada negócio com base na solidez financeira, sustentabilidade do crescimento dos lucros e qualidade da gestão. O Fundo procura limitar o risco negativo, ao mesmo tempo em que oferece retornos atraentes para investidores de longo prazo ao longo de um ciclo de mercado completo”.

Dois players do investimentos são o banco Itaú e a Petrobras. No ano passado, a gestora de recursos norte-americana GQG Partners adquiriu participação correspondente a cerca de 5,23% das ações preferenciais do Itaú Unibanco em circulação no mercado. O banco é um dos quais se especulava que iria comprar ações da copel.

O Grupo americano também tem ações da Petrobras e vinha sendo pressionado a se posicionar relativo à nova política de preços da estatal do petróleo. Em abril, Rajiv Jain, presidente e diretor de investimentos da GQG Partners LLC, disse confiar na empresa brasileira. “A Petrobras é um dos melhores ativos, acreditamos, do mundo no negócio de energia”, comentou. A GQG detém participação de 5,20% das ações PN da Petrobras e 5,64% das ON. A empresa acaba de anunciar reajuste de R$ 041 na gasolina e R$ 0,78 para o DIESEL.

Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR. Não se esqueça de salvar o número na sua agenda e informar seu nome e se você é nosso sócio na mensagem!