GIRO DAS REGIONAIS | Cresce a produção de morango no Paraná

Simpósio em Maringá reforçou debate sobre plantio e cultivo da fruta

Paraná se tornou segundo maior produtor do país. Foto: Gilson Abreu/AEN
Comunicação
19.JUL.2023

O cultivo do morango no estado é uma atividade que movimenta cerca de R$ 340 milhões por ano. A cultura está presente em aproximadamente 252 municípios do estado e é fonte de renda para mais de 1700 famílias. É o que informa o engenheiro agrônomo Eduardo Augustinho. 

Para ele, a produção “permite ter uma alta rentabilidade para a agricultura de valor”. O cultivo da fruta tem crescido no Paraná. Segundo os dados, na última década, o aumento foi acima de 70%. Com isso, “somos o segundo estado produtor de morango no país e temos um fruto muito qualificado, independente da região que é produzido”, se orgulha o agrônomo. O maior produtor é Minas Gerais.

No ano passado, de acordo com o Deral, a produção estadual foi de 34,4 mil toneladas da fruta. Alta de 91% em relação a 2022. Essa quantidade foi colhida em 46% por propriedades menores de 10 hectares, perfil da agricultura familiar. 

Essas informações estiveram presentes no Simpósio de Cultivo de Morango, que ocorreu em Maringá, sendo realizado na Uningá e com apoio de diversas instituições. Entre elas, a Adapar, o IDR-PR e o Senge-PR. O evento buscou capacitar profissionais e estudantes para ampliar a produção do estado.

Voltar a Notícias