Governo vai pagar reajuste atrasado da Cohapar

Movimento estadual poderia deflagrar greve no mês de junho

Cohapar, em Curitiba. Foto: Arnaldo Alves / ANPr
14.JUN.2022

Um movimento grevista dos funcionários da Cohapar fez com que o Governo do Paraná indicasse o pagamento de salários atrasados dos trabalhadores. A categoria tem assembleia marcada para o dia 21 de junho com possibilidade de paralisação caso as pendências não fossem sanadas. Agora, de acordo com um ofício, foi autorizado o pagamento da maioria dos atrasados e a avaliação do novo índice com a data-base de 2022.

De acordo com documento da Secretaria de Estado da Fazenda, a quitação dos reajustes pendentes deve ocorrer em 24 parcelas, sendo estas corrigidas pelo INPC. “A Sefa autorizou a implantação do reajuste de 8,9% na folha desse mês (junho) e o parcelamento dos valores retroativos em 24 meses.

Em relação aos valores retroativos, a posição dos sindicatos que representam os profissionais é a correção do montante mensalmente tendo como referência o INPC. A fórmula é necessária para que os valores não sejam corroídos pela inflação ao longo de dois anos.

O pagamento do índice ainda não soluciona completamente a demanda dos funcionários do Tecpar. Ainda existe a pendência de 2,05%, referente a uma data-base da categoria. O percentual está ajuizado.

Outro percentual que desperta atenção é relativo ao reajuste da data-base deste ano. Já iniciaram as negociações relativas ao maior índice salarial. Os sindicatos negociam com os patronais o índice de 11,9%, referente a data-base de 2022. Uma vez que o percentual seja confirmado, o próximo episódio consiste em a direção da Cohapar ser notificada, abrindo prazo de 30 dias para reajustar os salários.

Todos esses tópicos serão debatidos em assembleia híbrida que acontece no próximo dia 21 de junho, a partir das 09h30. O evento presencial ocorre na sede da Cohapar, em Curitiba, e virtualmente, com transmissão no Zoom e Youtube do Senge-PR.