Hoje é o último dia para pagar sua Contribuição Sindical

28.FEV.2018

Evite o desconto de um dia de salário. Acesse o site do Senge agora mesmo, emita a guia de contribuição sindical do Senge para 2018. Hoje é o último dia para pagamento da guia com o valor de R$ 265,48. Após esta data, incidirá sobre essa quantia multa e mora. A autorização pela cobrança foi em decisão por aclamação em assembleia aberta à categoria.

Ao contrário do que foi abordado em algumas reportagens na imprensa sobre o fato da não obrigatoriedade da contribuição, o entendimento jurídico (clique aqui e confira o parecer jurídico que embasa a análise) é de que a decisão em assembleia representa a manifestação pelo desconto da taxa. Além disso, cabe ressaltar que decisões recentes na justiça do trabalho no Rio de Janeiro e em Santa Catarina reconhecem a obrigatoriedade da contribuição.

Conforme deliberado pelos engenheiros, quem não recolher a contribuição poderá ter um dia de trabalho descontado na folha de março. Dependendo do valor do seu salário, recolher a guia pelo Senge pode ser mais em conta. Isso porque o valor da contribuição foi calculado tendo por base o piso profissional vigente em 2017, ainda sem a atualização decorrente do reajuste no salário mínimo deste ano.

Além de pagar menos, ao emitir e pagar a guia do site, você ainda está contribuindo para fortalecimento da categoria nas lutas pela ampliação de direitos e por melhores condições de trabalho e salários. Sabe por quê? O valor da sua contribuição sindical garante a participação ativa do Sindicato nas negociações coletivas.

E não são poucas. Nos últimos anos, contrariando o cenário de retração econômica, o Senge tem ampliado o número de acordos e convenções firmadas entre sindicatos e empresas. São mais de 50 instrumentos de trabalho firmados por ano.

Não é apenas um documento a mais assinado pelo sindicato, mas sim o futuro de milhares de engenheiros. Isso significa que estamos avançando enquanto a crise política e econômica está pressionando os sindicatos e os trabalhadores.

E neste cenário, sua contribuição e participação é fundamental para mantermos direitos e avançar nas conquistas. Juntos, o Senge e você, podemos resistir aos retrocessos e ampliar direitos! Vamos seguir na defesa da nossa categoria e da engenharia.