Imprensa destaca manifesto do Senge contra rebaixamento dos rios da Bacia do Rio Tibagi

Senge Paraná
20.OUT.2015

Nesta terça-feira (20) a região dos Campos Gerais será palco de audiência pública para discutir o rebaixamento da classificação de alguns afluentes da Bacia do Rio Tibagi, que pode prejudicar milhares de habitantes que vivem da exploração das águas dos rios.

Em manifesto, a Regional do Senge em Ponta Grossa e demais entidades de engenharia da região criticam o rebaixamento, proposto pelo Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná), e cobram a manutenção da classificação dos rios da Bacia do Rio Tibagi e a instalação de programas e aumento de investimentos em tratamento e recuperação dos rios.

A reclassificação em discussão, proposto pelo Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná), prevê o rebaixamento de classe de alguns rios, hoje entre classe 1 e 2, para classe 4, considerado inapropriado para qualquer tipo de consumo humano, e cuja poluição é tanta que o alto custo do tratamento o torna inviável.

De acordo com a diretora da regional do Senge, Margolaine Giacchini, a proposta do Instituto afeta negativamente a vida de vários moradores da região que dependem da exploração dos rios. “Com a proposta, ao invés de aumentar o compromisso do governo com o meio ambiente e com a população da região com investimento na recuperação dos rios nessas áreas, o que temos é praticamente a decretação de óbito de alguns dos rios, que serão rebaixados à classe 4, que não serve para consumo humano. Não podemos simplesmente desistir desses rios e prejudicar toda a população da região que depende deles para a sobrevivência”.

Encaminhado ao Águas Paraná e ao Governo do Estado, o manifesto, que além do Senge, leva a assinatura do Crea, da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, será lido pelas entidades na audiência audiência pública para discutir a proposta do Águas Paraná, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, nesta terça-feira (20), às 19 horas, na Avenida Visconde de Taunai, 880.

Confira abaixo a repercussão da manifestação das entidades na imprensa local.

JM2

Entidades de PG são contra o rebaixamento do Tibagi – Jornal da Manhã

 JM1

Em manifesto, entidades de engenharia criticam rebaixamento da Bacia do Rio Tibagi – site Nota 10

 JM3

Assunto polêmico – coluna no Jornal da Manhã

 JM4

Entidades são contra o rebaixamento do Rio Tibagi – site A Rede

 

Voltar a Notícias