Jornada Senge Jovem atrai estudantes de outros cursos

23.JUL.2015

A palestra “O papel da engenharia nas políticas públicas de inclusão social” despertou o interesse e promoveu a integração de futuros profissionais das mais diversas áreas no Senge-PR. A aula, ministrada pela diretora do sindicato, engenheira agrônoma Mary Stela Bischof, reuniu estudantes de engenharia Civil, engenharia Elétrica, engenharia Mecânica, engenharia Ambiental e também um estudante de Direito, uma estudante de Química, um estudante de Matemática Industrial e uma estudante de Arquitetura e Urbanismo. No total, onze universitários de cinco diferentes instituições de ensino (UFPR, Fapar, UniCuritiba, Estácio e Universidade Positivo) compareceram ao evento promovido pelo Senge Jovem, na noite de quarta-feira, 22.

“Foi um evento muito produtivo. Ao fim da palestra o debate se estendeu até os corredores do elevador do sindicato”, disse a palestrante Mary Stela. Para ela, foi de grande relevância o fato do tema com foco em políticas públicas de inclusão social ter promovido a integração de futuros profissionais de diferentes áreas. “Sou agrônoma por formação e imaginei que o público seria formado por futuros engenheiros agrônomos. No fim, havia estudantes das demais áreas da engenharia e também de outros cursos, o que foi uma surpresa positiva”.

Mary Stela Bischof: "É importante primar pela ética nos procedimentos e olhar para aquelas pessoas que são invisíveis para a sociedade, aquelas que estão à margem das políticas públicas".
Mary Stela Bischof: “É importante primar pela ética e olhar para as pessoas invisíveis para a sociedade, aquelas que estão à margem das políticas públicas”. Foto: Priscila Dizaro

Em sua apresentação, Mary procurou abordar a visão holística da sociedade no processo de ascensão profissional. Citou também a experiência de conferências das quais está participando no momento, nas áreas de Extensão Rural e Segurança Alimentar. “Destaquei a importância de se primar pela ética nos procedimentos e de olhar para aquelas pessoas que são invisíveis para a sociedade, aquelas que estão à margem das políticas públicas. Dentro deste processo é necessário que o futuro engenheiro e profissional de qualquer outra área tenha a noção da importância e dos reflexos de suas ações na vida dos cidadãos. Que é preciso trabalhar pela inclusão e também estar atento a outras necessidades relevantes como moradia e preservação ambiental”, explicou.

Participaram da terceira palestra do Intensivo Senge Jovem Afonso O. Konkel, estudante de engenharia Civil; Aryane Caroline Haubert, estudante de engenharia Civil; Eduardo Henrique Costa, estudante de engenharia Mecânica; Elvis Ribeiro Werkauser, de engenharia Civil; Jéssica de França Carvalho, de engenharia Civil; Matheus Vidal do Prado; acadêmico de engenharia Ambiental; Ronaldo A. dos Reis Jr., de engenharia Elétrica e Nayara Caroline Stadnick, de engenharia Civil. Entre os que não cursam engenharia e compareceram ao evento Bruno Britez, acadêmico do curso de Direito; Jonivan Carlos de Oliveira, estudante de Matemática Industrial e Gislene Brenner, que cursa Arquitetura e Urbanismo.

A palestrante Mary Stela Bischof é diretora do Senge-PR. Engenheira agrônoma formada pela UFPR tem especialização em Desenvolvimento Rural, Agricultura Biológico-Biodinâmica e Administração Pública e é extensionista rural no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR).

Na próxima quarta-feira, 29 de julho, o engenheiro agrônomo Orlando Lisboa, que atuou no Banco do Brasil, irá ministrar a quarta palestra do Intensivo de Férias do Senge Jovem, com o tema Política Agrária, Enfoque Prático e Mercado de Trabalho.

Confira a agenda de palestras. Faça aqui a sua inscrição.

29/7/2015 – Política Agrária , Enfoque Prático e Mercado de Trabalho, Orlando Lisboa, engenheiro agrônomo aposentado do Banco do Brasil.

5/8/2015 – Engenharia Solidária, inovação tecnológica e o Papel dos Engenheiros e Engenheiras em favor da soberania nacional – Cícero Martins Júnior, engenheiro civil da Copel e coordenador do Senge Jovem.