Junto à Fisenge, engenheiros brasileiros se unem à campanha ElesPorElas da ONU Mulheres

Senge Paraná
09.OUT.2015

A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisengerealizou, entre agosto e setembro, uma série de ações nacionais para dar visibilidade à campanha ElesPorElas pela Igualdade de Gênero, promovida pela ONU Mulheres. Os 12 sindicatos filiados à federação, representando engenheiras e engenheiros de 11 estados brasileiros, participaram mobilizando profissionais de diversas especialidades, que enviaram fotos e declarações de apoio à igualdade de gênero no ambiente de trabalho e na sociedade.

A campanha ElesPorElas é um esforço global para envolver homens e mulheres na luta pela equidade de direitos e oportunidades, independentemente de gênero. De acordo com a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, a campanha representa um importante espaço público participativo.

Pelo Paraná, dirigentes do Senge participam da campanha pelo empoderamento das mulheres.
Pelo Paraná, dirigentes do Senge participam da campanha pelo empoderamento das mulheres.

“Nós, mulheres, passamos por inúmeras violências simbólicas como piadas e comentários machistas nos locais de trabalho e nas ruas. O combate ao machismo deve ser uma prática cotidiana de homens e mulheres, afinal essa é uma disputa de modelo de sociedade”, afirmou.

Embora maioria da população brasileira, as mulheres ainda recebem 28% a menos nos salários, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Ao todo, a campanha na Fisenge mobilizou profissionais nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Santa Catarina.

“Esta iniciativa da Diretoria da Mulher representa mais um passo na luta da Fisenge por igualdade de direitos e oportunidades. O enfrentamento à desigualdade de gênero é uma questão de princípio e seguiremos de braços dados no combate às narrativas preconceituosas e às práticas machistas. Estamos juntos, homens e mulheres por uma sociedade justa e igualitária”, disse o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento.

Saiba mais sobre a campanha clicando aqui. As pessoas da campanha do Fisenge podem ser acessadas em www.fisenge.org.br

Fonte – ONUBR

 

 

Voltar a Notícias