Lucro líquido da Sanepar aumentou 30,6% em 2023

Enquanto isso, empresa propõe só repor inflação para maioria dos funcionários

Foto: Divulgação Sanepar
14.FEV.2024

Manoel Ramires/Senge-PR

A Sanepar divulgou o balanço relativo ao último trimestre de 2023 e ao acumulado do ano. O documento encaminhado ao mercado financeiro informa que a empresa de saneamento faturou R$ 1,5 bilhão no ano passado. O valor representa crescimento de 30,6%. Em comparação a 2018, o crescimento é de 68,45%. Se mantiver a margem de dividendos distribuída, a Sanepar pode pagar um pouco mais de R$ 452 milhões aos acionistas.

De acordo com a Sanepar, três fatores fizeram com que a empresa atingisse o maior lucro líquido dos últimos seis anos. O aumento na receita operacional líquida é decorrente de reajuste tarifário de 8,23% a partir de 17 de maio de 2023; crescimento dos volumes faturados de água e esgoto; e do aumento no número de ligações.

“Em 2023, o Lucro Líquido foi de R$ 1,5 bilhão, 30,5% superior na comparação com o resultado de 2022. A margem líquida cresceu 3,6 p.p., alcançando 23,9% no ano, em razão do crescimento da receita líquida, da eficiente gestão de custos e despesas e da economia tributária decorrente do crédito aos acionistas de juros sobre o capital próprio em substituição aos dividendos obrigatórios”, diz a empresa.

O aumento do lucro líquido e bruto da empresa faz parte de uma série histórica recente. Em 2018, o lucro líquido foi de R$ 892 milhões dentro de um bruto (EBITDA) de R$ 1,6 bilhão. Seis anos depois esse valor é praticamente o mesmo do lucro líquido. O EBITDA da Sanepar para 2023 bateu em R$ 2,8 bilhões.

Como comparação, se no período de 201 a 2023 a Inflação (IPCA) acumulou uma variação de 32,79%, em igual período, o EBITDA cresceu 74,94% e a margem líquida 68,45%. Em oposição, o gasto com pessoal em igual período foi de apenas 26%, o que consiste em perda da massa salarial por parte dos trabalhadores da empresa de saneamento.

Dados compilados pelo DIEESE Paraná mostram que desde 1994 (30 anos), os funcionários da Sanepar tiveram apenas sete reajustes com ganho real. O último aconteceu na negociação de 2018, quando o reajuste foi de 2,00% e o INPC de 1,81% aumento real de 0,19%. Reconhecimento que aparece nas palavras da empresa, mas não na remuneração.

“A Sanepar conta com importantes elementos necessários para se consolidar no ambiente do Marco Legal do Saneamento: funcionários com um excelente nível técnico e comprometimento, controles internos mapeados e cumpridos à risca, e diretrizes de integridade e ética sólidas”, diz a Sanepar em comunicado ao mercado.

Crescimento do lucro irriga bolso dos acionistas

Acionistas vão receber mais

Em 27 de junho de 2023, por decisão da 59ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), a Companhia efetuou o pagamento de R$ 432,6 milhões, relativos aos proventos do 1º e do 2º semestre de 2022. Com relação ao exercício de 2023, a Administração propõe a distribuição de R$ 452,4 milhões, correspondentes a 31,7% do Lucro Líquido Ajustado do período. O pagamento ocorrerá em até 60 dias após a aprovação pela AGO das contas do Exercício de 2023.

Resultados Sanepar 4T 2023

Relatório da Administração e Demonstrações Contábeis