Mobilização garante indenização dos funcionários do Tecpar

Pagamentos devem ocorrer após homologação da justiça

Mobilização garantiu o pagamento de parte dos reajustes atrasados e mobilização deve continuar
14.JUN.2022

A primeira temporada da série “Indenização dos funcionários do Tecpar” está chegando ao capítulo final. Após reunião no Ministério Público do Trabalho na última sexta-feira (10), foi informado que os trabalhadores receberão 70% das indenizações referentes a duas datas-bases assim que o juiz homologue os acordos. Essa etapa ocorre ainda neste mês de junho e é fruto da mobilização da categoria em um movimento mais intenso que começou no início do ano. Por outro, a segunda temporada, que representa 30% do índice devido, deve começar apenas no segundo semestre. Já a terceira temporada, abordando o reajuste de 11,9% deste ano, já está “em gravação”.

Em uma assembleia realizada na segunda-feira (13), os funcionários foram informados que o capítulo final envolve o recebimento individualizado dos cálculos com os índices a serem recebidos. As pessoas devem assinar o formulário de adesão até terça-feira e, em seguida, protocolar junto à empresa. O Tecpar deve apresentar a documentação ao juiz e, após ele homologar, os valores devem ser pagos em até cinco dias.

O pagamento envolve os percentuais de 3% e 5% referentes aos reajustes concedidos, mas não implementados. Os valores também envolvem o pagamento do triênio e do vale alimentação. As indenizações ocorrem em sete parcelas e são reflexo da mobilização ocorrida nos últimos meses em que os funcionários organizados pelo Sindaspp, Senge-PR e Siquim realizaram diversos atos e até aprovaram indicativo de greve.

Segunda temporada

O pagamento das indenizações não representa o fim da série. Isso porque no meio do caminho o Tecpar sinalizou que não pagará os valores referentes a outros dois anos em que a data-base não foi paga. Os 30% restantes têm índice de 2,05% e de 8,9%. Por outro lado, a expectativa é de que essa temporada seja mais curta, uma vez que já há o precedente da primeira temporada. Os sindicatos projetam que a justiça julgue as ações ainda no segundo semestre de 2022.

Funcionários participam de assembleia

Terceira temporada

Já iniciaram as negociações relativas ao maior índice salarial. Os sindicatos negociam com os patronais o índice de 11,9%, referente a data-base de 2022. Uma vez que o percentual seja confirmado, o próximo episódio consiste em a direção do Tecpar ser notificada, abrindo prazo de 30 dias para reajustar os salários. Caso o Tecpar não acrescente o índice aos salários, os sindicatos devem entrar com nova medida judicial.