Na imprensa, Senge defende contratação de engenheiros em obras e reformas de imóveis

23.FEV.2018

Cerca de 30% dos imóveis fiscalizados pela Comissão de Edificações de Imóveis (Cosedi), órgão de fiscalização da Prefeitura de Curitiba, apresentam problemas estruturais. A falta de cuidados e manutenção, além do não acompanhamento de profissionais técnicos, pode pôr em risco a segurança da população.

jornal_s

A contratação de engenheiros e engenheiras na supervisão e fiscalização de obras novas e reformas é uma das medidas de prevenção às vulnerabilidades de imóveis. Esta é a defesa do Senge, que em nota durante a reportagem sobre os dados do Cosedi na edição do jornal Bom Dia Paraná desta sexta-feira (23) falou sobre a importância do acompanhamento técnico nas construções.

Na reportagem à RPC, a Cosedi se manifesta sobre as fiscalizações nos prédios e residências da capital, e faz um alerta sobre os cuidados e manutenção dos imóveis. O jornal solicitou posicionamento do Sindicato sobre o tema, que em complemento à necessária prevenção, ressaltou a importância do engenheiro na etapa.

Confira abaixo a nota enviada pela entidade, e na sequência, a reportagem veiculada nesta sexta-feira (23) pelo jornal Bom Dia Paraná.

Nota do Senge:

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) defende o contínuo acompanhamento das obras e reformas de imóveis por profissionais de engenharia, cujas especializações e conhecimento técnico garantem a segurança de moradores e demais usuários dos imóveis.

O Senge reitera a necessidade de se buscar a supervisão profissional em novas obras ou reformas de casas e apartamentos, inclusive em instalações elétricas, em redes hidráulica ou de gás, em aterros e em mudanças estruturais em imóveis.

A manutenção de imóveis, sobretudo com acompanhamento técnico, ajuda a evitar sinistros e a prevenir a vulnerabilidade de construções que podem colocar em risco a população. Vários acidentes são resultantes da falta de supervisão técnica ou de cuidados com a estrutura de imóveis. Buscar um profissional de engenharia qualificado é investir em segurança, na preservação e na durabilidade do patrimônio.