Negociação coletiva e PLR são temas de reunião do Senge com Copel

18.AGO.2017

O Senge participou nesta quinta-feira (17) de reunião com a Copel para debater as negociações do Programa nos Lucros e Resultados 2017/2018 e sobre as negociações da campanha salarial deste ano. Além do Senge, representado pelo vice-presidente e engenheiro eletricista da Copel, Leandro Grassmann, a reunião contou com a participação dos demais sindicatos do Coletivo Sindical.

Durante a reunião, a empresa propôs alteração de critérios de avaliação do PLR para atendimento das exigências do contrato de concessão com a Aneel. As medidas, segundo apresentação da estatal, afetariam os indicadores SCM4, que passaria a ter peso 0,05, e DEC, que ocuparia 0,20 do total da avaliação.

Senge foi representado pelo vice-presidente e engenheiro eletricista da Copel, Leandro Grassmann (Foto: Coletivo Copel)

Os sindicatos manifestaram preocupação quanto a relação de investimento nos setores para garantir as metas de DEC, e que questionaram a distribuição dos pesos apontados na proposta. A Copel se comprometeu em apresentar periodicamente aos sindicatos dados de investimentos e ações de melhorias para cumprimento da meta.

Além disso, após negociação com as entidades os representantes da empresa ficaram de apresentar contraproposta para o quadro de avaliação em que o índice SCM4 passa a valer 0,10 e o DEC ficaria com peso de 0,15.

Sobre o ACT, a empresa pediu esclarecimentos das entidades quanto as cláusulas sobre licença para acompanhamento de dependentes, dos descontos para os sindicatos e sobre a avaliação dos empregados e os perigos do uso dos resultados de desempenho em processos administrativos por dispensa por justa causa.

As entidades apresentaram as defesas das cláusulas e explicando para a empresa as motivações dos trabalhadores para a inclusão das demandas na pauta de negociação. Sobre questões específicas dos engenheiros, ressalta-se que até a empresa pode chamar o Senge para esclarecimentos acerca de questões da categoria até o início das reuniões de negociação, pré-agendadas para meados de setembro. Clique aqui e confira a íntegra da pauta da reunião.