Negociações: confira o andamento das campanhas salariais

03.FEV.2017

Fevereiro começou e a luta sindical já está de vento em popa, e com ele as negociações salariais e de ampliação de direitos dos profissionais de engenharia. Em 2016, o Senge atuou em mais de 50 negociações de acordos e convenções coletivas que beneficiaram milhares de profissionais de engenharia em todo o Paraná.

O número representa um crescimento de 25% em comparação a 2015. São mais frentes de atuação e defesa dos direitos abertas no ano passado, e em expansão neste 2017. E para começar num ritmo de ampliação dos direitos, confira abaixo o andamento de algumas negociações em que o Senge participa.

Convenção do setor eletroeletrônico – na última quarta-feira (1.º) o Senge promoveu assembleia de formação de pauta dos engenheiros que atuam nas empresas representadas pelo Sinaees, sindicato patronal do setor eletroeletrônico. A pauta com as propostas de avanços na convenção coletiva dos engenheiros será protocolada pelo Senge junto ao sindicato patronal para início da campanha de negociação que atinge mais de 800 profissionais de engenharia.

Campanha da Sanepar – Senge protocolou a pauta dos engenheiros da Sanepar para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) deste ano. Reposição de 100% da inflação, cumprimento do piso profissional e criação de comissão para fiscalização e coibição do assédio moral na empresa estão entre as cláusulas do documento, que será defendido pelo Senge na campanha do ACT 2017/18. Com data-base em março, as negociações, integradas com outros sindicatos que representam as demais categorias na Sanepar, começarão em fevereiro. As negociações na Sanepar beneficiam mais de 8 mil funcionários da empresa, dos quais cerca de 450 profissionais de engenharia.

Acordo do Crea – Encerrou na última terça-feira (31) a série de assembleias de formação de pauta dos engenheiros que atuam na fiscalização junto ao Crea. Com a participação do presidente do Senge, Carlos Roberto Bittencourt, as assembleias foram realizadas em conjunto com o Sindifisc, sindicato majoritário do setor, em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Maringá, Apucarana e Londrina. Este é o terceiro ano consecutivo que o Senge participa das negociações com o Crea representando os cerca de 70 profissionais que atuam na fiscalização.