No Lactec, trabalhadores aprovam proposta para acordo coletivo

26.AGO.2015

Os funcionários do Lactec aprovaram a proposta da empresa para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2015 e 2016. A decisão da categoria foi em assembleia promovida pelo Senge, Sindaspp e Sintec nesta quarta-feira (26). A proposta, aprovada por cerca de 75% dos 216 participantes da assembleia, prevê reajuste salarial de 10%, a ser implantado ainda na

Aprovada por cerca de 75% dos trabalhadores que participaram da assembleia, a proposta da empresa tem abrangência de 23 meses, contemplando os acordos de 2014/15 e 2015/16.

folha deste mês.

Além do reajuste salarial, a proposta da empresa contempla aumento de 10% no vale-alimentação e no auxílio-creche e o pagamento de abono equivalente a um salário nominal, a ser pago em doze parcelas, com primeiro pagamento previsto para 1.º de setembro.

Outro ponto da proposta aceita pelos trabalhadores é a alteração da data base das negociações da categoria de setembro para agosto. Com a mudança, o acordo fechado com a votação desta quarta-feira (26) terá abrangência de 23 meses, contemplando não apenas o ACT de 2014/15, em que os sindicatos buscam na justiça o reajuste, mas também o de 2015/16.

“Os sindicatos pressionaram a empresa em defesa das reivindicações dos trabalhadores desde o ano passado, com o início das negociações do acordo anterior. Foram várias reuniões de negociações e inúmeras propostas e alternativas apresentadas pelos sindicatos pela reposição da inflação e redução das perdas dos trabalhadores”, afirma o diretor do Senge, Leandro Grassmann.

De acordo com o diretor do Senge-PR, Leandro Grassmann, além de ficar abaixo da inflação para o período, o reajuste da empresa não contempla as perdas acumuladas com o não fechamento do acordo de 2014/15. Pela convenção do setor, a reposição salarial para os dois períodos seria de pouco mais de 16%.

Os sindicatos pressionaram a empresa em defesa das reivindicações dos trabalhadores desde o ano passado, com o início das negociações do acordo anterior. Foram várias reuniões de negociações e inúmeras propostas e alternativas apresentadas pelos sindicatos pela reposição da inflação e redução das perdas dos trabalhadores. E quando as negociações não avançaram, as entidades foram buscar na justiça o reajuste. No entanto, mesmo sendo um acordo que prejudica os trabalhadores, afinal de contas são dois acordos coletivos por 10%, acabou sendo aceito pela categoria, temendo que a situação fosse protelada pela empresa e que não houvesse reajuste dos salários enquanto perdurasse a situação”.

Com a aprovação da assembleia, a ação judicial movida pelos sindicatos pelo cumprimento do reajuste da convenção do setor para 2014/15 perde o efeito.

A aprovação da proposta também põe fim a ação trabalhista movida pelas entidades pelo cumprimento do reajuste previsto em convenção coletiva do setor para 2014/15, fechada em 8%. A data de julgamento da ação, movida em dezembro do ano passado após decisão dos trabalhadores, estava prevista para dia 11 de setembro. No entanto, com o resultado da assembleia desta quarta-feira (26), a ação perde o efeito, uma vez que a proposta do acordo abrange também o período cobrado no judiciário.