Moção do Senge Jovem Paraná em apoio à Unila e em repúdio à emenda aditiva nº 55

25.JUL.2017

WhatsApp Image 2017-07-25 at 09.19.17

Nós, estudantes de engenharia reunidos no II Encontro Estadual do Senge Jovem Paraná, realizado nos dias 22 e 23 de julho, em Faxinal do Céu, Pinhão (PR), declaramos nosso apoio à permanência da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e total repúdio à emenda aditiva nº 55, do deputado Sergio de Souza (PMDB/PR).

A emenda aditiva prevê a extinção da Unila e agregação dos campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Palotina e Toledo, para a “criação” Universidade Federal do Oeste do Paraná. A proposta fere os projetos e identidades de ambas as universidades e a educação brasileira.

Em um cenário político desfavorável à educação, em que as universidades sofrem enormes cortes orçamentários, a emenda vem prejudicar o desenvolvimento e enlace já existente, e futuro, das universidades com a sociedade do Oeste do Paraná e do país como um todo.

A Unila foi criada em 2010, com a missão inovadora de formar recursos humanos capazes de contribuir com a sociedade latino-americana em seus aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos.

O Senge Jovem Paraná reforça seu apoio à permanência da Unila e seu importante papel na formação desses profissionais de qualidade e humanos, reforçando sua autonomia, identidade e caráter educacional.

II Encontro Estadual do Senge Jovem Paraná, Faxinal do Céu, Pinhão, 23 de julho de 2017