Oposição propõe frente parlamentar em defesa das empresas públicas

Finalidade é aprimorar políticas públicas e legislação que tratam do controle social das empresas

Foto: Guilherme Puppo/AEN
09.FEV.2023

Por iniciativa do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), vice-líder da bancada, a oposição apresentou nesta semana um requerimento para a criação da Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas, que tem a finalidade de aprimorar políticas públicas e a legislação que tratam do controle social das empresas; sobre eventuais processos de privatização das estatais e também sobre o cumprimento da função social das empresas públicas.

“A Frente vai debater a função de cada empresa, o seu papel, seu protagonismo para a sociedade paranaense, mas principalmente cuidar das privatizações que vem sido feitas pelo governo do Estado. A Copel é um exemplo. Foi privatizada de forma relâmpago, o que vai causar um enorme prejuízo à sociedade. A finalidade é fazer a interação com a sociedade paranaense, convidar as pessoas, fazer audiências públicas, refletir sobre a real necessidade da privatização, porque o que temos visto é a ausência de uma discussão saudável com a população. Vamos principalmente cuidar da função social e evitar que não seja entregue ao mercado e vendida a preço de banana como faz o governo Ratinho Jr”, comentou o vice-líder.

Além de Arilson, assinam o requerimento para criação da Frente os deputados Requião Filho (PT), líder da bancada; Ana Julia (PT), Dr. Antenor (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Professor Lemos (PT) e Renato Freitas (PT).

Fonte: Oposição na Alep