Papel do sindicato na sociedade é reforçado durante eleição

Organização política e jurídica da entidade são centrais na atuação da entidade

Comunicação
27.ABR.2023

📱 Receba as notícias do Senge-PR em sua mão. Clique e entre na Lista de Transmissão wa.me/message/M3IY4UNWS3AEN1

As eleições do Senge-PR ocorrem entre 25 e 27 de abril. Os profissionais associados com direito a voto comparecem às urnas com a possibilidade do voto virtual ou presencial. Ao votar, elegem a Diretoria Colegiada e nas Regionais. 

: Clique e conheça os membros da Chapa Unido, Forte: Da resistência à reconstrução

::. CONFIRA COMO VOTAR

::. CLIQUE E VOTE

A votação para eleger a diretoria do próximo triênio é o momento mais importante da democracia de um sindicato. Nele, o associados escolhem seus representantes que vão estar em mesas de negociação com o setor patronal, defender os interesses da categoria, conforme o Estatuto da Entidade, participar de fóruns, reuniões e assembleias em nome da entidade.

Por outro lado, o sindicato adota modelo de “democracia participativa”. Neste formato, os associados não exercem seu direito votando apenas na eleição a cada três anos. A base é convidada a participar ativamente nas decisões da diretoria por meio de assembleias, pesquisas, consultas, congressos e audiências públicas. Você conhece as instâncias de representação e os formatos de participação?

Sindicato por dentro

Quem define a atuação da entidade é seu Estatuto, que é aprovado em Congresso. A última versão é de 2015.  É essa carta política e jurídica que define a representação da entidade dos engenheiros autônomos, empregados privados, públicos e estatutários, da administração direta e indireta de níveis federal, estadual e municipal.

Está no estatuto, Capítulo III, a definição das instâncias de deliberação: Congresso, Assembleia Geral,  Conselho Deliberativo, Diretoria Colegiada, Diretoria Executiva, Diretorias Regionais, Núcleo Regionais, Conselho de Representação Sindical, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. Todas essas instâncias têm atribuições próprias e formação prevista no estatuto. 

O Conselho Deliberativo é formado por Diretores e Diretoria Colegiada, Diretores das regionais ou um representante dessas diretorias, representante regionais, um representante de cada conselho regional, um representante dentre os conselheiros do CREA-PR, Coordenador do Conselho Consultivo. Cabe ao CD, por exemplo, deliberar sobre questões que extrapolam a autonomia da Colegiada. 

Todas as outras instâncias do sindicato estão previstas no Estatuto. Clique aqui e conheça o estatuto.

A chapa, o conselho e as diretorias regionais eleitas tomam posse no primeiro dia útil após o fim da atual gestão. Segundo o cronograma eleitoral, a gestão termina em 31 de maio, uma quarta-feira, e a nova diretoria assume em 1 de junho de 2023.

Votação das Diretorias Regionais é independente da Colegiada

A descrição das atividades e responsabilidades das Diretorias Regionais se encontra na Seção VI do Estatuto. É nessa parte em que se define que o sindicato conta com as Diretorias Regionais “para fins de descentralização e ampliação da sua atuação sindical”. É dever dos diretores regionais “estimular os processos de organização da categoria em sua região, implementar as diretrizes políticas definidas em assembleia geral e promover atividades sindicais, entre outros. A quantidade de diretores por regional é definida pela quantidade de associados na região, conforme o artigo 32 do estatuto. 

Voltar a Notícias