Começa hoje em Curitiba o maior congresso de sindicatos de engenheiros do país

06.SET.2017

Começa nesta quarta-feira (6), em Curitiba, a 11.ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), evento promovido a cada três anos pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) para debater conjuntura nacional e plano de ações das entidades. Serão quatro dias de palestras e debates sobre o tema sobre vários temas da engenharia, sempre sob o tema central do evento “Resistir! Em defesa da engenharia e da soberania nacional”.

Para a abertura do evento, no dia 6 de setembro às 21 horas, o presidente da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Soberania Nacional, o Senador Roberto Requião (PMDB-PR) irá ministrar uma palestra magna sobre “Soberania, desenvolvimento e o papel do Estado brasileiro”.

Em carta aberta sobre as privatizações anunciados pelo governo de Michel Temer, divulgada nos principais veículos de comunicação, o senador disse que “o povo brasileiro não deu procuração ao atual governo para realizar qualquer privatização. Não reconhece a validade política e jurídica da venda de patrimônio público” e afirmou, ainda, “que a privatização ilegítima do Patrimônio Público Brasileiro será um péssimo negócio para os compradores”.

No dia 7 de setembro, a programação segue com debates sobre “Proteção Social e do Trabalho”, com palestras com a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Maria Rosa Lombardi e com o professor da Unicamp e ex-presidente do IPEA, Marcio Pochmann.

No dia 8 de setembro, dentre outros debates do Consenge, o professor Valter Pomar e pelo embaixador e ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães abordará “O desenvolvimento e a soberania nacional”.

Todos os debates, palestras, lançamentos e trabalhos serão transmitidos pela internet. Confira a programação completa no site do Consenge e participe do congresso.