Paranavaí sediará “Simpósio Citricultura” entre 1 e 3 de agosto

GIRO DAS REGIONAIS | O evento será presencial e online, com a presença de renomados pesquisadores

As inscrições podem ser feitas na hora e pelo link na descrição logo abaixo
Comunicação
31.JUL.2023

A produção paranaense de citrus em debate. Entre os dias 1 e 3 de agosto Paranavaí (PR) sediará o “Simpósio Citricultura” com a presença de renomados pesquisadores, quais vão abordar temas atuais como: mercado, desafios e oportunidades, produção sustentável, agricultura familiar, manejo de solo, irrigação, controle biológico, reciclagem de embalagens de defensivos e, em especial, o controle do greening, considerada a principal doença da citricultura mundial. 

O encontro será realizado no auditório principal da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranavaí, com início previsto para às 8 horas da manhã (cadastro) e término às 18h00. As inscrições podem ser feitas na hora e pelo link na descrição logo abaixo. O evento também será transmitido de forma online na página do IDR-PR no Youtube. 

“Os laranjais paranaenses rendem R$ 315 milhões em Valor Bruto da Produção (VBP), o que representa 6% do total nacional. O Noroeste é a principal região produtora do Estado, com 70% dos pomares. Nesta região também estão presentes as principais agroindústrias, além de atender o mercado de mesa”, informou o coordenador estadual de fruticultura, Eduardo Augustinho dos Santos, que também será um dos palestrantes. 

Ainda segundo ele, o desafio da citricultura está no enfrentamento do greening, também conhecido como Huanglongbing (HLB). “Atualmente, o principal produtor mundial de laranja é o Brasil, contudo o estado norte-americano da Flórida tinha uma produção que passou de 250 para 17 milhões de caixas, com grande impacto, por conta das doenças. O avanço tecnológico faz- se necessário, com medidas e práticas que permitam maior sustentabilidade ao setor. Últimos levantamentos feitos na região pela cooperativa Cocamar, mostram que 70% dos insetos vetores, psilídeo, estavam infectados com a bactéria”, alertou Santos. 

Nesse sentido, o Simpósio tem objetivo de atualizar profissionais e mesmo produtores para uma citricultura mais sustentável. Este evento traz a integração com setores privados, mostrando experiências exitosas. 

Realização – O “Simpósio Citricultura” é uma realização da Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos, Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA-PR), Centro Universitário Uningá, Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), IDR-PR, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Governo do Paraná, Sindicato Rural de Maringá, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar),Sindicato Rural de Paranavaí, Invaio, Solidariedad, Fundecitrus, Mútua, Corteva, Universidade Estadual do Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Paranavaí e Região (AEA), AgroPratinha, Cocamar, iPonia, Adita e Canal do Agro.

Link para inscrição: https://bit.ly/3NhcvDT

Link Youtube IDR-PR: www.youtube.com/@IDRParana/streams

Voltar a Notícias